Barcelona Femení faz história no Camp Nou e bate recorde de maior público no futebol feminino

Com público de 91.553 mil pessoas, o Barcelona Femení conseguiu o recorde de maior público da história do futebol feminino mundial.

30 de março. 13h45 no horário oficial de Brasília, 18h45 no horário oficial de Barcelona. Um dia e diferentes horários que para muitos não fazem diferença alguma, mas que para o público do futebol feminino serão lembrados para sempre. Nesse exato momento, a bola rolava para Barcelona x Real Madrid, o El Clásico, conhecido por muitos como o maior clássico do futebol mundial.

No entanto, não era apenas um El Clásico “comum”. O duelo entre as duas equipes era o jogo decisivo da volta, válido pelas quartas de finais da UEFA Women’s Champions League. Quem vencesse avançaria para as semifinais do maior torneio entre clubes do mundo. No placar agregado, o Barcelona levava a melhor – venceu por 3×1 fora de casa. Mas a partida decisiva mesmo viria a ocorrer num estádio histórico: o Camp Nou, estádio principal do Barcelona e local em que ocorrem os jogos do time masculino. 

Vale lembrar que, quando foi anunciado que o jogo seria no Camp Nou, cerca de três dias depois, os ingressos nas redes sociais do clube foram dados como esgotados. E a torcida culé, portanto, esteve presente em massa, com um público total de 91.553 pessoas no estádio. É o maior público da história do futebol feminino e, talvez, um dos maiores públicos da temporada 21/22 do futebol num geral. 

Pré-jogo

Em suas redes sociais, o Barcelona Femení convocou toda a torcida culé em frente ao portão 7 do Camp Nou para receber o ônibus das jogadoras com a #RebudaCampNou. Os torcedores, então, fizeram a maior festa do lado de fora do estádio enquanto os portões para a entrada não se abriam e o ônibus não chegava. 

Os culés cantavam alto, balançavam bandeiras blaugranas e jogavam mini jogos organizados pelo próprio público ali em volta. Desse modo, a história não foi feita apenas dentro do estádio – foi também do lado de fora que se criou uma atmosfera absurda para a partida. 

Vídeo feito por uma torcedora antes do ônibus das jogadoras chegar ao Camp Nou. Reprodução: Twitter

A partida 

Pouco antes do início da partida, quando os times já estavam perfilados em campo para os hinos, foi feito um mosaico pela torcida culé presente no Camp Nou. A frase formada foi “More Than Empowerment”, um slogan criado pelo próprio time feminino do Barcelona, que tem como objetivo trazer visibilidade à luta pela igualdade de gênero. O mosaico foi disposto de maneira belíssima nas arquibancadas e veio acompanhado de um momento que ficará marcado nos livros de história. 

O mosaico “More Than Empowerment” feito pela torcida no Camp Nou. Foto: Perfil oficial @/FCBfemeni – Twitter

Quanto ao jogo em si, o Barcelona abriu o placar no minuto 8 com um golaço da zagueira Mapi León, que fez com que o Camp Nou explodisse de felicidade. O Real vinha sendo amassado, mas conseguiu um pênalti de presente e empatou o placar. A torcida do Barça, contudo, não parou de apoiar o time durante um minuto sequer dos 45 minutos iniciais. Aos 46’, a árbitra encerrou o primeiro tempo. 1×1 no Camp Nou, com amplo domínio do clube catalão, e 4×2 no placar agregado. 

No intervalo, todos estavam ansiosos para saber o público total da partida, já que, geralmente, esse dado sai durante esse período. Porém, o clube tinha outros planos e não anunciou no intervalo.

O início do segundo tempo assustou a torcida do Barcelona – aos 48’, Zornoza marcou um golaço do meio de campo e virou o jogo para o time da capital espanhola. O Real Madrid estava, mais do que nunca, vivo no jogo. Mas não se pode subestimar o melhor time feminino da Europa atualmente. Apenas 4 minutos depois, Aitana recebeu dentro da área e guardou: 2×2, para acalmar o coração dos culés. 

Puyol e Xavi, lendas do time masculino, estiveram presentes no estádio para assistir ao jogo. Em razão disso, os dois primeiros gols do Barcelona podem ser considerados até simbólicos – uma zagueira e uma meia, que estão se tornando ídolas do clube, trouxeram alegrias a um zagueiro e a um meio campista que, um dia, já deram (e ainda dão) muitas felicidades ao torcedor culé.

Puyol e Xavi acompanham o jogo do Barcelona Femení, respectivamente. Reprodução: DAZN

Daí para frente, foi um passeio do time da casa: com a torcida apoiando a todo o instante, o Barcelona marcou mais três gols com Pina, Alexia e Graham Hansen e selou uma grande vitória, com goleada, sobre o seu maior rival. Durante esse período de tempo, o torcedor não deixou de apoiar o time da Catalunha e mais uma vez montou o mosaico “More Than Empowerment”. Fim de jogo e 5×2 para o time azul-grená, com 8×3 no agregado. 

Próximo aos 85 minutos, veio o dado que todos estavam ansiosamente esperando e que viria a entrar para a história: o público total. 91.553 torcedores presentes no Camp Nou, pela primeira vez, para um jogo de futebol feminino. No Youtube DAZN, canal em que a partida foi transmitida, os números passaram de 200 mil visualizações. Foi o maior público da história do futebol feminino e uma grande conquista para todas as mulheres. 

Pós-jogo

A festa demorou a acabar no Camp Nou. Após o apito final, as jogadoras do Barça foram agradecer o apoio e o carinho de todos que compareceram e estiveram ali durante aquele momento histórico. As comemorações, tanto do lado de fora como do lado de dentro do estádio, foram muitas. No vestiário, as jogadoras fizeram a festa. 

A própria Alexia Putellas, atual bola de ouro e melhor jogadora do mundo, até tocou um tambor com a torcida durante um tempo. Algumas jogadoras chegaram a se emocionar com tudo que viveram ali, naquela noite, além também de comemorarem com a torcida, cantando e aplaudindo.

O dia 30 de março entra não só para a história do futebol feminino, mas para a do futebol como um todo. Não só pelo recorde, mas por quão significativo é toda essa mobilização por uma partida de futebol feminino. Um grande jogo, com a torcida apoiando, o estádio lotado, um recorde de público e, acima de tudo, um recado para o mundo: o futebol é para todos. E sim, o mundo liga para o futebol feminino. 

Curtiu esse conteúdo? Tem muito mais no nosso portal e nas nossas redes sociais: Instagram @portalquentaro e Twitter @PortalQuentaro

Deixe um comentário