No último domingo (dia 20 de março) o Barcelona derrotou o Real Madrid, em pleno Santiago Bernabeu, pelo placar de 4×0 e surpreendeu o mundo. Dois dias depois mais um El Clássico aconteceu, dessa vez pela Champions League feminina e o placar novamente a favor do time blaugrana, 3×1. Diferente da equipe masculina, o placar do jogo entre as mulheres não foi uma surpresa, já que a equipe domina o futebol feminino nos últimos tempos. Conheça agora o imbatível Barcelona.
História
O Club Femení Barcelona é hoje o melhor time feminino do mundo. A equipe foi pioneira na Espanha, sendo fundada em 1970 por um grupo de 17 mulheres lideradas por Inma Cabecerán. No Natal daquele ano, o Barcelona feminino fez sua primeira exibição em pleno Camp Nou (até hoje foi a única vez que elas jogaram lá) com 60 mil presentes em uma partida contra a Unió Esportiva Centelle.

Somente em 2001 a categoria foi reconhecida de forma oficial pelo Barcelona e teve que disputar todas as divisões inferiores da liga. Em 2010 o time voltou a elite e começou seu domínio no futebol espanhol. No ano de 2015 o Barcelona profissionalizou a equipe feminina, de forma histórica, tornando-se referência no futebol mundial.
Temporada 2020-2021
Lideradas pelo treinador Lluís Cortés, o Barça Femení conquistou a liga pela sexta vez (quase de forma invicta, perdendo apenas uma partida na competição) e a Copa da Rainha pela oitava vez (4×2 contra o Levante na final). Naquela temporada, a equipe blaugrana também chegou a glória na Europa, vencendo a Uefa Women’s Champions League, depois de derrotar o Chelsea na decisão pelo placar de 4×0.

Essa temporada também marcou a ascensão da meia Alexias Putellas. A camisa 11 do time catalão teve uma temporada excepcional, liderando o time na conquista da tríplice coroa. Somente na Liga ela marcou 18 gols e distribuiu 10 assistências e foi eleita a melhor meia da Uefa Women’s Champions League.
As grandes atuações da capitã catalã, na histórica temporada do Barcelona, chamaram a atenção do mundo. Alexias Putellas se tornou a melhor jogadora do mundo, vencendo a Bola de Ouro, pela revista francesa France Football, e o troféu The Best pela Fifa. Com isso ela se tornou a primeira futebolista espanhola melhor do mundo e a segunda vez que a bola de Ouro foi para a Espanha desde Luis Suarez em 1960.

Temporada 2021-2022
A nova temporada começou e pouca coisa mudou, a principal diferença foi a troca no comando técnico. Com a saída de Lluís Cortés seu assistente técnico, Jonatan Graldez, assumiu e deu sequência no vitorioso trabalho.
Na atual temporada o Barcelona segue confirmando seu favoritismo. Elas começaram o ano faturando o único troféu que não conseguiram no ano passado, a Supercopa da Espanha, depois de derrotar o Real Madrid na semifinal e golear o Atlético de Madrid por 7×0 na final. Na Copa de Rainha, o Barça já garantiu sua vaga nas semifinais, depois de eliminar o Rayo Vallecano por 3×1 e despachar as meninas da Real Sociedad pelo placar de 3×0.
Na Women’s Champions League a equipe blaugrana também segue firme no bicampeonato. Depois de seis vitórias em seis jogos na fase de grupos, o sorteio as colocou frente a frente com as rivais do Real Madrid. No jogo de ida, 3×1 para o Barcelona, em Madrid, com show de Putellas, já o jogo da volta, no dia 30 de março, promete ser histórico. A partida será disputada no Camp Nou, com promessa de recorde de público na categoria (cerca de 70 mil ingressos já foram vendidos). Será a volta das garotas do time da Catalunha ao estádio depois de 52 anos da última vez que elas jogaram lá.
Na liga, o Barcelona simplesmente sobrou. Campeãs com seis rodadas de antecedência, os números do time assustam. Na campanha até agora foram 25 jogos e 25 vitórias, com 138 gols marcados e apenas 7 gols sofridos, o que resulta em: um saldo de gols de 131, uma média de 5,5 gols por partida e de um gol sofrido a cada 4 jogos. O jogo do título foi contra o Real Madrid em uma impiedosa exibição da equipe Catalã: 5×0 no placar final e a taça.
Três, das quatro artilheiras da edição pertencem ao Barcelona, Asisat Oshoala com 19 gols é a principal artilheira, Lieke Martens tem 17 tentos e Alexias Putellas tem 15. Inclusive, a camisa 11 e capitã tem tudo para novamente ser coroada a melhor jogadora do mundo e continuar seu reinado. La Reina, como é chamada, tem 28 gols e 16 assistências até agora na temporada, ninguém tem números sequer próximos ao dela, isso porque a temporada ainda nem acabou.
O Barcelona Femení tem tudo para continuar dominando o futebol feminino na Espanha e na Europa por muito tempo. O projeto vencedor implantado no clube ainda tem muitos frutos a serem colhidos e o DNA vencedor do Barcelona também se fez presente entre as mulheres, já que o elenco conta com 14 jogadoras formadas em La Masia (nome das categorias de base do time).
Barcelona continua reinando sozinha no futebol feminino e ao que parece nada chega perto de ameaçar seu posto até agora.
