Em 2 horas e 15 minutos de partida, Daniil Medvedev venceu Novak Djokovic, por sets diretos.
Na tarde de hoje (12), os 20 mil torcedores presentes na quadra Arthur Ashe viram uma atuação impecável de Daniil Medvedev (#2) diante de Novak Djokovic (#1). O russo bateu o sérvio em sets diretos, com um triplo 6/4, e conquistou seu primeiro título de Grand Slam na carreira.
Durante todo o torneio, Medvedev perdeu apenas um set, nas quartas de final. Essa foi a terceira decisão de Grand Slam que o russo disputou. Nas duas primeiras, ele ficou com o vice-campeonato, perdendo para Nadal, no próprio US Open e para Djokovic, na Austrália.
21 anos depois, um tenista russo volta a conquistar o título em Nova York. O último havia sido Marat Safin, em 2000.
O jogo
A partida iniciou-se logo com uma quebra de serviço. No primeiro game do jogo, Medvedev quebrou o saque de Djokovic e, a partir daí, começou a impor seu ritmo e controlar as ações. O primeiro set seguiu sem quebras e Medvedev fechou-o em 6/4.
Na segunda parcial, a quebra aconteceu no quinto game. Medvedev quebrou o saque de Djokovic após o sérvio subir mal à rede. Sem novas quebras, o russo fechou o set, novamente, em 6/4.
No terceiro set, Medvedev abriu 4 a 0 e sacou para o jogo em 5/2. Entretanto, a pressão bateu e Djokovic conseguiu devolver uma das quebras encostando no placar. Com 5/4, o número dois do ranking sacou novamente para fechar e, dessa vez, não desperdiçou a oportunidade.
Fim de partida. Medvedev 3 sets a 0.

A frustração de Djokovic
Além de entrar para a história com o título conquistado, Medvedev impediu que Djokovic conquistasse os 4 Grand Slams na mesma temporada. O sérvio que, esse ano, já triunfou no Australian Open, em Roland Garros e em Wimbledon deixou de entrar no seleto grupo que contém Donald Budge, Rod Laver, Maureen Connolly, Margaret Court e Steff Graf.

Com a derrota, Djokovic segue empatado com Federer e Nadal em números de Grand Slams conquistados. Os três possuem 20 cada.