Veja os destaques dos dois primeiros dias de competição.

Começou na última segunda feira (28) o tradicional torneio de Wimbledon. O terceiro Grand Slam do ano é disputado na superfície de grama do All England Tennis Club, no bairro de Wimbledon, em Londres.

No ano passado, o torneio não ocorreu devido a pandemia do Coronavírus. Na sua última edição, em 2019, Novak Djokovic sagrou-se campeão batendo, na final, Roger Federer, o maior vencedor (8 títulos).
Esse ano, tanto Djokovic quanto Federer estão presentes, porém, Rafael Nadal e Dominic Thiem, atuais números 3 e 5, respectivamente, do ranking da ATP, estão fora por lesão.

A grande final está marcada para o dia 11 de julho, o mesmo domingo da final da Eurocopa que também será realizada em Londres, essa no estádio Wembley. Assim como no futebol, a expectativa dos organizadores é colocar o maior número possível de torcedores dentro da quadra central.

O retorno de Murray

Após 4 anos longe das quadras, Andy Murray voltou a jogar um campeonato profissional. O britânico de 34 anos conhece bem a grama sagrada de Wimbledon. Campeão do torneio em 2013 e 2016, além dos jogos olímpicos de 2012 que também foi disputado no mesmo local, Murray fez a alegria do público ao bater Nikoloz Basilashvili por 3 sets a 1. Depois de 3h32 de partida, ele venceu com parciais de 6/4, 6/3, 5/7 e 6/3.

Murray celebra vitória na estreia. Foto: reprodução/ Clive Brunskill

Atualmente na 118ª colocação do ranking, Murray sofreu muitos problemas de quadril, chegou a anunciar sua aposentadoria, mas voltou atrás após operar e colocar uma prótese no local. A partida de ontem (28) mostra que o britânico ainda tem muita lenha para queimar durante a competição.

Vice-campeão em Roland Garros, Tsitsipas está eliminado

Cabeça de chave número 3 do torneio, o grego Stefanos Tsitsipas foi eliminado precocemente de Wimbledon. Na primeira rodada, seu algoz foi Frances Tiafoe que venceu por 3 sets a 0, com parciais de 6/4, 6/4, 6/3. O próximo adversário do estadunidense é Vasek Popisil.

Djokovic avança

Atual número 1 do mundo e defendendo o título da última edição, Novak Djokovic entrou em quadra para enfrentar o desconhecido Jack Draper que ocupa apenas o 309ª posto do ranking ATP. De desconhecido, Draper quase marcou seu nome na história ao vencer o primeiro set e complicar a vida de Djokovic, porém, o sérvio rapidamente tomou o controle da partida e venceu por 3 sets a 1. As parciais foram de 4/6, 6/1, 6/1, 6/2.

Novak Djokovic celebrando a vitória. Foto: reprodução/instagram ATPtour

O próximo adversário de Djokovic é Kevin Anderson. Os dois reeditarão a final de 2018 na qual Djokovic saiu vencedor. Anderson já foi top 10 do mundo a chegou a duas finais de Grand Slam: essa de Wimbledon em 2018 e no US Open de 2017.

Em busca do primeiro Slam, Zverev avança

Há tempo Alexander Zverev figura entre os melhores tenistas do mundo, contudo, ainda o falta conquistar um título de Grand Slam. O mais próximo que chegou foi na final do US Open de 2020 quando foi derrotado para Thiem. Em Wimbledon, seu melhor desempenho foi em 2017 ao atingir apenas as quartas de final. Apesar da grama não ser sua superfície favorita, nessa edição, o alemão estreou bem e bateu Tallon Griekspoor em sets diretos. As parciais foram de 6/3, 6/4, 6/1. A próxima parada é contra Tennys Sandgren.

Estreia de Thiago Monteiro é adiada

Outro fenômeno sempre presente nas duas semanas de Wimbledon é a chuva. Dessa vez, ela chegou cedo e já atrapalhou os jogos da primeira rodada. O complexo do All England Tennis Club possui apenas duas quadras com teto retrátil. Sendo assim, as partidas agendadas para fora delas foram remarcadas. O jogo do brasileiro Thiago Monteiro contra Félix Auger-Aliassime (CAN) foi adiado para amanhã por volta das 7:00, no horário de Brasília.

Embora não tenha entrado em quadra pra valer, Monteiro foi convidado por Roger Federer para realização do aquecimento pré-jogo. Sob a supervisão de seus treinadores, Federer e Monteiro bateram bola, em uma quadra afastada.

Roger Federer ao lado de Thiago Monteiro. Foto: reprodução/instagram Thiago Monteiro.

Após lesão do adversário, Federer se classifica

Depois de aquecer junto com Thiago Monteiro, Federer entrou na quadra central para enfrentar Adrian Mannarino que não facilitou sua vida. Após vencer o primeiro set, Federer viu o adversário virar para 2 sets a 1. No quarto set, o suiço estava com uma quebra de vantagem quando Mannarino caiu e sentiu uma dor no joelho. O francês até conseguiu terminar o quarto set vencido por Federer, mas não tinha mais condições de seguir na partida. Sendo assim, Federer avança à segunda rodada. As parciais foram de 6/4, 6/7, 3/6, 6/4.
O próximo adversário será novamente francês, dessa vez, Richad Gasquet.

Federer, em pé, e Mannarino, sentado, após atendimento médico. Foto: reprodução/instagram ATPtour