Por: Sarah Campos
A Copa do Mundo 2022 teve seu último desafio, a grande final. Argentina e França se enfrentaram no último domingo, dia 18/12, no estádio Lusail. Por conta dela, uma grande questão foi posta: para quem foi o apoio dos brasileiros neste duelo?
Para entender o que eles acham dessa “última dança” da Copa do Mundo 2022, foram entrevistados brasileiros que atuam na área do jornalismo esportivo.
As expectativas para essa final eram gigantes. Mariana Prado, jornalista, acreditava que seria um jogo parelho, com forças igualadas. Matheus Falchione, por sua vez, também achava que seria um grande jogo e ainda relembrou que a França era a última campeã. Além disso, ressaltou que no início da competição, muitos não acreditavam nela devido às suas baixas e, mesmo assim, chegou na grande final.
Afinal de contas, para quem foi o apoio dos brasileiros na tão esperada final? Vale mencionar que, recentemente, houve uma grande movimentação de brasileiros que torceram para um único jogador em específico: Lionel Messi. O atleta do Paris Saint-Germain esteve em sua última Copa do Mundo e conseguiu encerrar a sua participação levando a taça para a casa.
Para Julia Macori, estudante de jornalismo, “torcer pelo Messi é amar o futebol, é ver um ídolo, um cara tão histórico, vencer esse título que ele tanto quer e que ele lutou para isso“.
Matheus concorda com Julia. “Quando jogadores conseguem trazer rivais para o seu lado, para aplaudi-los e até mesmo torcer, como é o caso do Messi (…) demonstra o tamanho da grandeza que ele conquistou ao longo de sua carreira“.

Messi e Mbappé na grande final. Imagem: reprodução/Twitter @/RGIII
Quando o assunto é torcer para a seleção Argentina, cada um tem o seu ponto. De acordo com Mariana, essa torcida vem por conta das atuações de Messi. Julia acredita que esse apoio seja normal, uma vez que o Brasil já não está mais na competição.
Para Matheus, por outro lado, esse apoio é uma resposta para comentários que foram ditos pelo craque Mbappé, antes da Copa do Mundo, sobre o futebol sul-americano. Em maio, o francês disse que o futebol na América do Sul não é tão avançado quanto na Europa.
Contudo, muitos brasileiros optaram por torcer pela seleção francesa, mesmo ela sendo uma antiga “carrasca” do Brasil. Segundo Matheus, esse apoio é mais uma oposição à Argentina do que uma torcida para o futebol francês em si.
Mariana ainda destaca que esse apoio é sobre um distanciamento da seleção brasileira. “Nos últimos anos, houve um distanciamento muito grande entre seleção brasileira e torcedor brasileiro e isso faz com que muitos até ignorem nossos carrascos e passem a torcer por eles” .
Kylian Mbappé, atleta da França que joga junto com Messi no PSG, deu uma declaração sobre o futebol sul americano que incomodou não só alguns jogadores, mas também alguns fãs de futebol. Conforme explicado por Mariana Prado, “muitos usam a declaração de Mbappé como um possível combustível para a Argentina ser campeã e ‘provar’ que ele estava errado”.