Com a eliminação na última sexta-feira (9), o Brasil se despediu da Copa do Mundo e de seu treinador Tite. Pensando no próximo ciclo, a equipe do Portal Quentaro montou um time de jogadores que podem aparecer no próximo ciclo da seleção brasileira.

 Os atletas variam entre grandes promessas do futebol brasileiro e futebolistas mais experientes.

Goleiro-Bento

Foto: Fabio Wosniak/Athletico

Com apenas 23 anos, o curitibano surge como um possível candidato a uma das 3 vagas de goleiro na seleção. Nos últimos dois ciclos, Alisson Becker e Ederson Moraes eram incontestáveis na posição, mas após a recente eliminação Alisson foi alvo de muitas críticas, e talvez o próximo treinador possa pensar em renovar os guarda-redes brasileiros para a próxima Copa do Mundo.

No Brasileirão 2022, o jovem ficou 11 dos 33 jogos que disputou sem sofrer gols, e já está chamando atenção de clubes europeus.

Lateral Direito-Vanderson

Reprodução: asmonaco.com

O lateral direito ex-Grêmio, e jogador do AS Monaco da França, surge como opção numa posição muito carente da seleção brasileira. Danilo e Daniel Alves, os laterais de 2022, já são experientes e foram muito contestados antes da competição. Vanderson pode surgir como uma interessante solução no próximo ciclo.

Com apenas 21 anos e seu primeiro ano na Europa, Vanderson já possui 2 assistências em 22 jogos e média de 2 desarmes por jogo.

Zagueiro-Lucas Veríssimo

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Figura carimbada na seleção de Tite, Lucas Veríssimo viu sua chance de jogar a Copa do Mundo de 2022 escapar por conta de uma grave lesão no joelho direito. Há quase 1 ano parado, o zagueiro está voltando a atuar na equipe B do Benfica.

Ainda é muito cedo para afirmar que ele estará na seleção, mas não pode ser descartada uma volta dele às convocações.

Zagueiro-Robert Renan

Reprodução: ge.com

Com apenas 19 anos, o jogador do Corinthians demonstra muita tranquilidade e muito talento. Desde mais jovem o zagueiro já fazia parte dos plantéis sub-20 da seleção, e cada vez mais demonstra toda sua qualidade. No seu primeiro ano de profissional, teve 10 partidas de titular, e média de 1,7 desarmes por jogo. E pode aparecer como uma interessante opção nos próximos 4 anos.

Lateral Esquerdo-Caio Henrique

Reprodução: d20sports.com

Além do lesionado Guilherme Arana, outro jogador que chama atenção e pode aparecer no próximo ciclo é Caio Henrique. Com 25 anos, o lateral esquerdo está atuando pelo AS Monaco da França. Na atual temporada tem 20 partidas com 1 gol e 6 assistências. A posição ocupada por Alex Sandro em grande parte nos últimos 4 anos, também foi muito contestada antes da Copa.

Volante-André

Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense

Um dos destaques do Brasileirão 2022, foi o jovem meio campista André, do Fluminense. Com apenas 21 anos, o jogador já teve muita importância na sua equipe com 61 jogos na última temporada, com 2 gols e 2 assistências, além de média de 2 desarmes por partida. Por ocupar uma posição muito concorrida, o jogador pode não ter tanto espaço, mas ainda é uma opção mais jovial comparada a Casemiro e Fabinho.

Volante-João Gomes

Reprodução: ofutebolero.com

Também com 21 anos, João Gomes foi a principal revelação do Flamengo em 2022. Com 63 jogos na temporada, o volante teve 2 gols e 2 assistências, assim como André, e onde mais se destacou foi nos desarmes, onde teve uma incrível média de 2,5 por jogo. O jogador é muito talentoso, e logo estará em um grande time Europeu, e pode ser uma interessante opção para meio-campo da seleção brasileira

Meia-Andreas Pereira

Foto: Dean Mouhtaropoulos/FIFA/Getty Images

O belga naturalizado brasileiro, pode ser uma opção mais criativa para o meio-campo da seleção brasileira. Após uma boa passagem pelo Flamengo, o jogador foi vendido ao Fulham da Inglaterra, onde em apenas 15 jogos já possui 2 gols e 4 assistências, e tem demonstrado uma boa capacidade de criação de jogadas. Mesmo sendo uma posição muito concorrida, caso mantenha o bom nível apresentado, Andreas pode aparecer nas convocações do próximo treinador.

Atacante-Vitor Roque

Foto: Alexandre Schneider (Alexandre Schneider/Getty Images South America)

Com apenas 17 anos, Vitor Roque deixou a base do Cruzeiro e rumou ao Athletico Paranaense ainda em 2022. Ainda no seu primeiro ano como profissional e no novo clube, o jogador já demonstrou seu talento e sua estrela. Na campanha de vice-campeão da Libertadores, o atacante marcou nas oitavas e nas quartas de final e fez uma ótima partida contra o Palmeiras na semifinal. Ao todo, em 51 partidas o jovem marcou 14 vezes e deu 5 assistências, e com certeza estará no radar do próximo treinador da seleção. 

Atacante-Endrick

Foto: Bruno Pacheco

Disputado por gigantes europeus, e anunciado como jogador do Real Madrid, Endrick é a maior promessa brasileira do momento. Após grande destaque no título da Copinha, onde teve seis gols quando tinha apenas 15 anos, o jogador trouxe muita atenção e expectativa, e assim que completou 16 anos, já rumou ao profissional do Palmeiras, onde em 7 jogos marcou 3 gols.

Endrick é a principal esperança de muitos torcedores para a Copa do Mundo de 2026, onde terá 20 anos, e deve ser muito utilizado no próximo ciclo de 4 anos.

Atacante-Malcom

Foto: Ricardo Nogueira/CBF

Com 25 anos, e passagens por Corinthians, Bordeaux e Barcelona, o ponta direita se encontra no Zenit da Rússia. Malcom sempre demonstrou talento, mas não conseguiu se firmar na Europa. No ouro olímpico conquistado em 2021, o ponta foi responsável pelo gol do título, na vitória por 2×1 contra a Espanha. Na última Copa, Raphinha e Antony não conseguiram se firmar na posição, o que pode abrir uma dúvida na cabeça do próximo treinador. Na atual temporada, o brasileiro tem 23 jogos e conseguiu marcar 15 gols e dar 7 assistências. Mesmo sendo num campeonato mais fácil, Malcom está demonstrando um ótimo nível de jogo e pode acabar num clube de maior expressão, ou até mesmo na seleção brasileira.

Como são apenas 11 vagas, a equipe do Portal Quentaro separou mais 6 jogadores que podem participar do próximo ciclo.

Menções Honrosas:

Goleiro-Ivan (25 anos) Zenit

Zagueiro-Ibañez (24 anos)  AS Roma 

Meia-Claudinho (25 anos) Zenit

Atacante-Marquinhos (19 anos)  FC Arsenal

Atacante-Marcos Leonardo (19 anos) Santos FC

Atacante-Ângelo (17 anos) Santos FC