Como chegam as 16 equipes classificadas para o IEM Road to Rio Americas e quais suas chances de classificação.

Do dia 5 a 9 de outubro, ocorrerá o último evento que antecede o IEM Rio Major, o IEM Road to Rio Americas. Nesse campeonato, 16 equipes batalharão por 6 vagas na principal competição de Counter-Strike no semestre, diretamente dos estúdios da ESL em Estocolmo, na Suécia. O evento em LAN, abrigará 5 times norte-americanos e 11 times sul-americanos. Entretanto, como chegam essas equipes para o qualificatório? E quais suas verdadeiras chances de classificação? Como funciona a classificação?

Furia

A principal equipe brasileira e das Américas, chega para o evento buscando defender sua vaga no Legends Stage, essa que conquistou no último Major, sendo a única equipe não europeia nos playoffs. Na atual temporada a Furia vem buscando subir seu nível, visto que o time é considerado o melhor do Brasil a um bom tempo e não conseguiu vencer nenhum título. A eliminação precoce para a Outsiders na última ESL Pro League, não contribuiu em nada na busca dessa evolução. Os “furiosos” vem para reforçar que ainda são a melhor equipe das Américas.

Status: Favorita

Imperial

A Imperial vem buscando melhorar seus resultados desde a saída de Lincoln “fnx” Lau. A equipe não participou de muitos campeonatos no segundo semestre, porém no único que participou chegou na final, sendo derrotado pela equipe da Pain na ESL Challenger Melbourne. O estreante Marcelo “chelo” Cespedes fez um bom campeonato e entregou bons números. O “The Last Dance” vem com a pressão de ser a equipe de maior torcida por contar com as maiores lendas brasileiras do Counter-Strike e deve ficar com a vaga.

Status: Forte candidata

Team Liquid

A Liquid é uma das melhores equipes no campeonato. Após a entrada de Mareks “YEKINDAR” Galinskis o desempenho e resultado do time melhorou muito. A equipe vem de um vice-campeonato na última ESL Pro League, sendo derrotado num jogo eletrizante contra Team Vitality por 3-2. Porém, uma das derrotas da equipe na competição foi para a Furia, e esses dois elencos chegam com certo favoritismo para o evento.

Status: Favorita

Complexity

A Complexity vem buscando conquistar novamente sua vaga para o Major. A equipe não vinha apresentando bons resultados até trocar seu AWPer Paytyn “junior” Johnson por Hakon “hallzerk” Fjaeri. Desde então os norte-americanos surpreenderam na última ESL Pro League, classificando para os Playoffs e quase eliminando a atual campeã do Major Faze Clan. A Complexity vem com status melhor do que estava e vai estar brigando por uma das seis vagas.

Status: Forte candidata

Reprodução: Twitter/TeamLiquidCSGO

Nouns

A equipe norte-americana classificou-se no primeiro qualificatório aberto de sua região. Porém, mesmo com a vaga, o elenco foi dispensado de sua antiga organização Gaming Gladiators. Mas em menos de um mês foi contratada pela Nouns. O time tem bons resultados na América do Norte, mas nunca conseguiu demonstrar na Europa o mesmo nível de jogo, e dificilmente deve conseguir classificar-se para o Major.

Status: Classificação Improvável

Pain Gaming

Os brasileiros da Pain são uma das surpresas do segundo semestre de 2022. Após duas adições ao time com Felipe “skullz” Medeiros e Romeu “zevy” Rocco o desempenho foi impulsionado, com a equipe eliminando no primeiro qualificatório aberto para o Major a 00 Nation e vencendo o campeonato na Austrália contra a equipe da Imperial. A Pain não tem o mesmo favoritismo de Liquid e Furia, mas ainda sim seria muito surpreendente se não fosse um dos seis times classificados.

Status: Forte Candidata

MIBR

Após perder seu principal jogador Marcelo “chelo” Cespedes para a Imperial, a MIBR viu em Henrique “HEN1” Teles o potencial de ser o quinto jogador da equipe. Desde sua chegada a equipe demonstrou bons resultados, porém na sua última exibição em LAN teve um desempenho abaixo do esperado, perdendo 4 jogos e vencendo apenas 1 na ESL Pro League. Mas é uma equipe que tem jogadores habilidosos e promissores e deve ficar com uma das vagas.

Status: Forte Candidata

00 Nation

Os comandados de Epitacio “TACO” de Melo, tem grandes chances de classificação. A mistura da antiga GODSENT com a manutenção de Marcelo “coldzera” David e Santino “try” Rigal do antigo elenco da organização demonstraram resultados promissores no final do último semestre. Porém a 00 ainda não jogou nenhum grande evento na atual temporada, mas mesmo assim, é uma forte candidata a ficar com a vaga pelas estrelas que possui no seu plantel.

Status: Forte Candidata

Reprodução: Twitter/João Ferreira

9z Team

A equipe sul-americana que foi para o último major, vem na busca de manter sua vaga. Porém o caminho não deve ser fácil, visto que o desempenho do time como todo decaiu nessa nova temporada, e sofreu uma mudança recente com a entrada do argentino de 18 anos Nicolás “buda” Kramer. Mas ainda sim é um time muito interessante e promissor e caso vença confrontos diretos pode acabar ficando com uma das vagas.

Status: Possível Classificação

O PLANO

O time do “povo” surpreendeu a todos quando eliminou o Fluxo no segundo qualificatório aberto, visto que a organização investiu  R$ 2,5 milhões no seu elenco. Demonstrando Fé, garra e muita força de vontade, a equipe conta com sua estrela Vito “kngv” Giuseppe para buscar a classificação. Para ajudá-los nessa missão a equipe foi atrás do treinador multicampeão Wilton “zews” Prado, que deixou a aposentadoria para buscar essa vaga. No papel, O Plano não é um dos favoritos, mas o que essa line mostrou desde o começo é que eles nunca podem ser desacreditados e podem acabar ficando com uma das vagas.

Status: Possível Classificação

ARTIC

 Uma das principais equipes que atuaram no Brasil no primeiro semestre foi a ARTIC. A matilha conseguiu bons resultados e mesmo após perder seu principal jogador Guilherme “piriaz1n” Barbosa para O PLANO, mostrou que o nível foi mantido conseguindo a vaga no terceiro qualificatório aberto. O time é repleto de promessas, mas por possuir poucos jogos e experiência na Europa, a equipe acaba sendo uma incógnita.

Status: Classificação Improvável

Isurus

O primeiro elenco 100% argentino a disputar um RMR surpreendeu bastante ao conseguir uma das vagas no último qualificatório aberto da América do Sul. A Isurus chega para o evento após vencer a Supercup 2022 contra a equipe da The Union. Mas dificilmente conseguirá a vaga por estar disputando com time melhores e mais experientes que eles.

Status: Classificação Improvável

Reprodução: Twitter/Yel

Evil Geniuses

A EG após novas mudanças em seu elenco parece ter finalmente encontrado uma direção para seu projeto de CS:GO. Após muito tempo sem vencer uma partida na Pro League, a “seca” finalmente chegou ao fim quando os norte-americanos venceram a Eternal Fire e a Movistar Riders, surpreendendo a muitos analistas que acreditavam que eles deveriam ser derrotados em todas as partidas. Por essa última campanha, a EG melhorou suas chances de classificação, entretanto ainda não demonstrou o suficiente para ser considerada favorita ou forte candidata.

Status: Possível Classificação

ATK

A equipe norte-americana apresenta bons resultados jogando online em seu país, porém não disputa muitos campeonatos na Europa ou até mesmo em LAN. Por isso dificilmente conseguirá uma das seis vagas.

Status: Classificação Improvável

Los+One

A mais nova organização, que consiste na junção de Team One e Los Grandes, chega para o evento após uma evolução do nível de jogos dos brasileiros. A equipe conseguiu a vaga no terceiro qualificatório aberto da América do Norte. Mas mesmo com a melhora, o time terá dificuldades de vencer alguns adversários que estão mais bem preparados, e mesmo sendo difícil se acabar surpreendendo e vencendo uma equipe com status de favorita, pode acabar vencendo uma das seis vagas.

Status: Classificação Improvável

Infinity

O elenco mais surpreendente na sua composição, que conta com dois mexicanos, um colombiano e dois peruanos, dificilmente ficará com uma das vagas. Mesmo após classificar-se no último qualificatório aberto da América do Norte, a equipe não conseguiu manter seu nível de jogo, perdendo cinco partidas de onze que disputou. Mesmo possuindo a variedade de nacionalidades, o nível de jogo apresentado não é animador.

Status: Classificação Improvável

Sistema de classificação

O modo adotado tanto no qualificatório, quanto no Major, é uma adaptação do formato utilizado nos campeonatos de xadrez, o formato suíço. Nesse modelo, a equipe que chega a 3 vitórias se classifica e a que chega a 3 derrotas são eliminadas. E só se enfrentam equipes com o mesmo número de vitórias e derrotas (por exemplo, equipes 2-0 só jogam entre si, 1-2, 0-2, etc). Porém, como são apenas 6 vagas no total e uma única vaga no Legends Stage(um estágio a frente das outras), jogos extras serão realizados. As duas equipes que vencerem seus 3 jogos (3-0) decidirão quem ficará com a vaga dos Legends. As 3 equipes que ficarem 3-2 decidirão a última vaga jogando entre si, sendo muito similar ao play-in da NBA, o time com maior seed no campeonato precisará apenas vencer uma partida, e seu adversário será o vencedor das outras duas equipes com 3-2 na competição.

Próximos Jogos:

7H- Furia x Infinity

7H- Imperial x Isurus

8:15H- Pain x ARTIC

8:15H- EG x Nouns

9:30H- Complexity x ATK
9:30H- 00 Nation x 9z

10:45H- Team Liquid x Los+One

10:45H- MIBR x O PLANO

*Todos os jogos terão transmissão do streamer Gaulês

** A segunda rodada de jogos acontece no mesmo dia

Lembrando que o Portal Quentaro fará a cobertura e resumo de todos os rounds do RMR.