Mais uma final de Liga dos Campeões está definida. Liverpool e Real Madrid se enfrentam no dia 28 de maio no Stade de France em Paris. Relembre agora a caminhada dos dois finalistas até a grande decisão e seus principais jogadores dessa edição de Champions League. Veja tudo que você precisa saber para a finalíssima no dia 28.
LIVERPOOL
Na fase de grupos, 6 vitórias em 6 jogos contra Milan, Atlético de Madrid e Porto. Assim como na primeira fase, o caminho dos comandados de Jurgen Klopp nas fases eliminatórias foi tranquilo. Nas oitavas, o Liverpool despachou a Inter de Milão, adversário mais forte que eles enfretaram, com um agregado de 2×1. Nas quartas de final foi a vez do Benfica com um agregado final de 6×4, com direito a time reserva no jogo de volta. Na semifinal veio o azarão Villareal, e apesar do susto no jogo de volta, o agregado final foi 5×2 para os Reds.

Nessa temporada o Liverpool pode conquistar um feito histórico e se tornar o primeiro clube a vencer os 4 torneios do calendário inglês. Eles já venceram a Copa da Liga inglesa, estão na final da Copa da Inglaterra contra o Chelsea e estão um ponto atrás do Manchester City na briga pela Premier League.
A base do time é a mesma que foi campeã em 2019, com as adições do zagueiro Konaté, o meia Thiago Alcântara e os atacantes Diogo Jota e Luis Díaz. Desde aquele título o Liverpool já conquistou uma Copa da Liga, a Premier League e o Mundial de Clubes.
Nessa final, os Reds terão a sua revanche contra o seu algoz na final de 2018 depois da derrota por 3×1 para o Real Madrid. Naquela ocasião Mohamed Salah, principal jogador do Liverpool, saiu machucado logo aos trinta minutos de jogo depois de um lance com Sergio Ramos. Depois de garantir sua vaga na final de 2022, o egípcio já declarou que gostaria de enfrentar os espanhóis. Quando o Real Madrid decretou sua ida para a final, um dia depois, Salah fez uma publicação no Instagram dizendo que: “Eles têm contas a acertar”.

Jurgen Klopp chegou a sua quarta final de Liga dos Campeões e se juntou a Sir Alex Ferguson como o segundo maior finalista da história da competição.
REAL MADRID
O Real Madrid traçou um caminho totalmente diferente do seu rival na final. Com 15 pontos na fase de grupos e uma derrota inesperada para o Sheriff, os Blancos tiveram uma eliminatória de tirar o fôlego.
Nas oitavas de final confronto contra o estrelado PSG, na ida 1×0 para os franceses, na volta Mbappe colocou 2xo no agregado. Até que faltando trinta minutos para o fim do jogo, hat-trick de Benzema, virada relâmpago e classificação.
Nas quartas de final, embate contra os atuais campeões do Chelsea. Com a vitória de 3×1 para os merengues no jogo de ida, parecia que seria tranquilo. No Santiago Bernabeu, os ingleses venciam por 3×0 quando faltavam dez minutos, até que Rodrygo levou o jogo para prorrogação e Karim Benzema fez o gol que classificou o time de Madrid.
Na semifinal, duelo contra Pep Guardiola e o Manchester City. Na ida um grande jogo no Etihad Stadium com direito a vitória inglesa por 4×3. Em Madrid, o Manchester City vencia por um 1×0 até os 90 minutos, quando dois gols de Rodrygo levaram a partida para a prorrogação e Karim Benzema fez o terceiro para levar o Real Madrid para Paris.

Depois de um ano sem títulos com Zidane, o Real Madrid trouxe de volta Carlo Ancelotti, campeão da Décima em 2014. O treinador já garantiu o campeonato espanhol essa temporada se tornando o primeiro treinador a vencer as 5 principais ligas europeias. O italiano também se tornou o técnico que mais vezes chegou na final da Liga dos Campeões e pode se tornar o treinador com mais títulos também.

Mesmo depois de três anos da última final do Real Madrid, o time continua com a mesma base campeã. Com a adição de jovens jogadores como Militão e Mendy na zaga, Camavinga e Valverde no meio e Vinicius Junior e Rodrygo no ataque.
O principal destaque dos Merengues na competição sem dúvidas foi o atacante Karim Benzema. O atacante francês é o artilheiro da competição com 15 gols, sendo 10 desses no mata-mata. Benzema inclusive é o maior favorito para vencer a Bola de Ouro nesse ano.

O Stade de France tem tudo para receber um grande jogo no dia 28. O Liverpool que passou por cima de todos os times ou o Real Madrid que mostrou o peso da sua camisa e virou todos os confrontos. Qualquer um deles merece levantar a orelhuda e leva-lá para casa, seja pela sétima vez ou pela décima quarta.
Gostou? Para não perder nenhum texto novo, nos siga nas redes sociais: @portalquentaro no Instagram e no Twitter.