No último domingo (dia 03 de abril) o Palmeiras derrotou o São Paulo pelo placar de 4×0 e conquistou o Paulistão. A conquista veio de maneira épica depois que o alviverde perdeu na ida por 3×1 e virou no segundo jogo. Em 2022 também se completam 80 anos do título paulista de 1942, na Arrancada Heroica. Relembre agora as duas conquistas do Palmeiras.
ARRANCADA HEROICA
Em 1942, durante a segunda guerra mundial, o então presidente Getúlio Vargas declarou guerra contra o Eixo. Com isso as agremiações e associações brasileiras que faziam referência a países do Eixo foram proibidas e obrigadas a mudar de nome. Na época, o Palmeiras ainda se chamava Palestra Itália e, com o novo decreto do presidente, foi forçado a mudar de nome. A primeira mudança foi para Palestra de São Paulo em março de 1942. Contudo, o nome Palestra ainda era considerado uma referência a Itália, então em 14 de setembro de 1942 o nome foi alterado novamente e assim nascia a Sociedade Esportiva Palmeiras.

Naquele período o campeonato paulista estava sendo disputado e no dia 20 de setembro o Palmeiras entrou em campo pela primeira vez com a nova nomenclatura, numa partida contra o São Paulo que decidiria o estadual daquele ano. O tricolor paulista inclusive foi acusado como um dos clubes que mais fizeram pressão na política contra o Verdão, já que eles tinham interesse no Parque Antarctica, a casa do Palmeiras.
No jogo, disputado no estádio do Pacaembu, o Palmeiras foi ao gramado carregando uma bandeira do Brasil liderados pelo lendário goleiro Oberdan Cattani e o capitão do exército Adalberto Mendes. O gesto rendeu aplausos do público presente e ficou conhecido como Arrancada Heroica.

Com bola rolando, o Palmeiras vencia o rival São Paulo por 3×1 com gols de Claudio, Del Nero e Echarravieta, Waldemar de Brito descontou para o tricolor. Aos 19 minutos da segunda etapa o juiz marcou pênalti de Virgílio no palmeirense Og Moreira e expulsou o autor da penalidade. Com isso o tricolor abandonou o campo e o Palmeiras nasceu campeão.
A data é até hoje lembrada, não só pelos palmeirenses, já que através da Lei n°14.060 sancionada na capital paulista em 11 de outubro de 2005 definiu o dia 20 de setembro como o “Dia da Sociedade Esportiva Palmeiras”.

PAULISTÃO DE 2022
80 anos depois da Arrancada Heroica palmeirense, a decisão do campeonato paulista colocou novamente os dois rivais frente a frente. A finalíssima foi uma reedição da final do ano passado que sagrou o São Paulo como campeão.
O São Paulo chegou na final desse ano com a segunda melhor campanha da competição liderados pelo ídolo máximo do time, Rogerio Ceni, no comando técnico. O Soberano eliminou o Corinthians no Morumbi na semifinal pelo placar de 2×1 com gols de Welington e Alisson.
Já o Palmeiras chegou invicto, com a melhor campanha da edição e apenas 4 gols sofridos. Na semifinal o Verdão eliminou o Bragantino pelo placar de 2×1 com gols de Murilo e Rony. Com isso chegou na sua nona final com o técnico Abel Ferreira.

No primeiro jogo da final disputado no Morumbi vitória dos donos da casa. Apesar da uma arbitragem muito polêmica, o São Paulo dominou o segundo tempo e abriu 3×0 no placar com gols de Calleri e um de Pablo Maia. Na reta final da partida o Palmeiras diminui com Raphael Veiga de falta e deu uma esperança para os alviverdes.
No jogo de volta com o Allianz Parque lotado, o Palmeiras foi para cima e sufocou o rival. Danilo abriu o placar para os donos da casa e Zé Rafael ampliou a vantagem. O placar no intervalo de jogo marcava 2×0, levando a decisão para os pênaltis. Na segunda etapa Veiga fez o terceiro e o quarto gol fechando a goleada. A virada garantiu o 24° título estadual para o Palmeiras.

São 80 anos que separam as duas conquistas que marcam períodos totalmente diferentes na história do clube. A primeira o início de uma nova era depois da mudança do nome e o nascimento do Palmeiras. E a segunda simboliza um dos momentos mais vitoriosos da história do Verdão com 9 títulos nos últimos 8 anos.
Seja Palestra ou Palmeiras é um clube que de fato é campeão.
