Cantora Anitta alcança nesta sexta-feira (25) a 1ª posição na playlist mundial da plataforma Spotify com sua faixa Envolver, ultrapassando grandes nomes da música internacional e marcando a história da música brasileira.

Larissa de Macedo Machado, ou simplesmente Anitta, iniciou sua carreira ainda jovem com apenas sete anos de idade em uma igreja que frequentava. Anos mais tarde, desde que lançou Show das Poderosas em 2013, sua primeira canção de sucesso, a cantora vem crescendo cada vez mais na música nacional e internacional. Como uma das cantoras brasileiras mais ouvidas atualmente, Anitta coleciona seguidores e fãs em suas redes sociais, além de quebra de recordes frequentes com seus novos álbuns e faixas.

No final de 2021, a “Patroa” para os íntimos, lançou Envolver, um reggaeton gravado em espanhol como uma de suas apostas para a carreira internacional. Mesmo com resistência por parte da Warner Records, gravadora norte-americana responsável pelos discos da cantora, Anitta se manteve firme e lançou o single no mês de novembro do mesmo ano. O que ela não esperava, tampouco seus produtores, era que Envolver seria a responsável por torná-la a primeira cantora brasileira a alcançar o top 1 mundial no Spotify.

Capa do single Envolver de Anitta. Reprodução: Spotify

“Disseram que a música não iria a lugar nenhum e que eu não teria força para lançar isso sozinha” contou Anitta ao Jornal O Globo.

Além de somar mais de setenta milhões de visualizações somente no Youtube, Anitta bateu seu próprio recorde ao obter quase setecentos e quarenta mil ouvintes simultâneos no Spotify, o que a levou da 5ª a 2ª posição no Top 50 – Mundo na última quinta-feira (24). E na manhã de hoje (25), mais surpresas: com ajuda de seus fiéis escudeiros e fãs, Anitta se tornou a primeira brasileira a alcançar o top 1 mundial com uma canção solo na mesma playlist. Esse feito, no entanto, não se deve somente ao gosto popular pela música, mas também ao novo desafio de sucesso no TikTok e ao empenho do público brasileiro na plataforma de música.

Com até mesmo Ana Maria Braga entrando na brincadeira ao vivo durante seu programa, Envolver fez sucesso entre os “tiktokers” ao ser a música usada no mais novo dance challenge “El Paso de Anitta” em que os usuários realizam, onde quer que estejam, a coreografia feita pela cantora em seu clip. A explosão da faixa Envolver se estendeu do TikTok ao Spotify em menos de três dias.

Ana Maria fazendo o desafio ao vivo juntamente com Gil do Vigor. Reprodução: Globo

Confira Ana Maria e Gil do Vigor fazendo o El Paso de Anitta em rede nacional: https://www.youtube.com/shorts/mI2H_0IGZhY

Anitta se mostra antenada na trend. A mesma posta constantemente em sua conta do Instagram um compilado de danças feitas por seus fãs: https://www.instagram.com/p/CbYVWLwAIOn/

Uma das publicação feitas pela cantora em seu Instagram. Reprodução: Instagram

O movimento que ocorreu nas redes veio logo em seguida, após o cantor argentino Paulo Londra publicar um tweet em tom de zombaria envolvendo sua mais nova música e a de Anitta. Claro, o público brasileiro não deixou por isso mesmo. A partir de então, diversos famosos, influencers, jogadores de futebol, fãs da cantora e uma grande parcela de usuários do Twitter se uniram em prol de uma única causa: colocar a Anitta no topo da playlist global, tornando-a o primeiro nome da música brasileira a alcançar tal feito.

Tweet feito por uma seguidora da cantora.
Reprodução: Correio Braziliense

Com uma torcida digna de Copa do Mundo, nomes como Juliette, Casimiro, Angélica, Maisa, Giovanna Ewbank e outros tantos famosos tuitaram em apoio a cantora e ao movimento que acabara de surgir no Twitter. Superando Imagine Dragons e Justin Bieber, em menos de um dia, Anitta alcançou a 2ª posição na manhã da última quinta-feira (24). Agora, o único obstáculo de seus fiéis escudeiros seria superar Glass Animals, banda inglesa que, até então, liderava primeira posição na playlist.

Casimiro em sua conta do Twitter. Reprodução: Estadão
Juliette demonstrou apoio ao movimento através de suas redes sociais. Reprodução: Estadão
Reprodução: G1.com
Reprodução: G1.com
Reprodução: G1.com
Reprodução: G1.com

O movimento liderou os assuntos mais comentados no Twitter e assim permaneceu até Envolver se consolidar no topo. Diante de tanto empenho, o resultado veio na manhã desta sexta-feira (25): Anitta ultrapassou Glass Animals e Paulo Londra. Assim, pôde chamar a 1ª posição de sua e, claro, entrou para a história da música brasileira.

Ranking atual do Top 50 – Mundo no Spotify. Reprodução: Trends BR
Publicação feita pelo Spotify Brasil em seu Instagram. Reprodução: Instagram
Publicação feita por Anitta em seu Instagram em comemoração. Reprodução: GShow.com
Ainda sem acreditar, Anitta fez outras publicações agradecendo ao público. Reprodução: Twitter

E você, é fã da Anitta? Então corre lá no Spotify e aperta o dedo no repeat em Envolver! Você não vai se arrepender! Aproveita e lança a dança no TikTok!

Curtiu? Para mais textos sobre esportes, entretenimento e cultura, acesse nosso portal e siga-nos nas redes sociais! Insta: @portalquentaro e Twitter: @portalquentaro

Nos vemos por aí! 🙂