Déficit na educação: pandemia causa impactos na alfabetização de crianças.

  Após a pandemia, foram acentuados ainda mais os impactos na alfabetização, pois milhares de crianças não tiveram acesso a educação remota.

  Estima-se que 34% dos alunos brasileiros chegam ao final do 3º ano sem ler ou escrever adequadamente, de acordo com dados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA).

  O terceiro ano do Ensino Fundamental é o ano-chave para a alfabetização no Brasil. O Ministério da Educação (MEC) tentou adiantar a meta do ciclo de alfabetização completo para o segundo ano, mas voltou atrás por programas na área já estarem estruturados para alunos de até 8 anos – e não 7.

  Atualmente, 77,8% dos alunos do terceiro ano estão em nível adequado de leitura, 65,5% estão em nível adequado de escrita e apenas 42,9% tiveram aprendizagem adequada em matemática. Os resultados são da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), que aplica questões de matemática, literatura e redação para avaliar se estamos mesmo perto de alfabetizar até os 8 anos.Situação é mais grave nas regiões Norte e Nordeste.

  A alfabetização é um pilar para o desenvolvimento pleno das crianças. Pessoas que têm um nível insuficiente de alfabetização ficam à margem da sociedade, possuem menos oportunidades profissionais ou pessoais e exclui uma parcela da população do acesso às informações mais básicas.

  Por meio do Plano Nacional de Educação (PNE) a Lei 13.005/2014, estabelece o que deve ser feito para melhorar a educação no país até 2024, desde o ensino infantil até a pós-graduação, a estatística é que o Brasil zere a taxa de analfabetismo até 2024. 

  Em junho de 2021, o MEC lançou o Sistema Online de Recursos para a Alfabetização, apelidado de “Sora”. A plataforma foi desenvolvida a fim de apoiar professores e trabalhadores da educação no planejamento e execução de atividades de ensino para alunos que estão aprendendo a ler e escrever.

  O sistema traz estratégias para ensino do conteúdo. Elenca também propostas de atividades a serem aplicadas em salas de aula, ferramentas que são utilizadas na consolidação da apreensão dos conteúdos

  A plataforma disponibiliza recursos adicionais diversos que auxiliam os professores. Podem ser acessadas, por exemplo, imagens que ajudam a fixar as letras do alfabeto. Será incluído também um módulo com sugestões de avaliações para verificar a aprendizagem do conteúdo.

Saiba mais sobre os impasses do Sistema Educacional: https://portalquentaro.com/2022/03/15/falta-de-vaga-no-sistema-publico-de-educacao/

Gostou? Compartilhe e nos siga nas redes sociais para ficar por dentro das atualidades!

Instagram e Twitter: @portalquentaro