Gênero musical, que antes não era levado a sério, faz sucesso em plataformas digitais devido a seu estilo tranquilo.

Caso identifique a imagem acima, arrisco a dizer que você é apenas mais um estudante em busca de maior foco em seus estudos, não? Ou ainda, curta ouvir música para relaxar depois de um longo dia de trabalho. Acertei? Hoje então, falaremos sobre a ascensão do gênero “Lo-fi” e de seus benefícios para o estudo e para a mente. Além, é claro, de destacar algumas das melhores playlists para você já adicionar em seus favoritos do Youtube.

O termo “Lo-fi”, ou “low-fidelity”, é usado para se referir ao estilo musical que atualmente faz sucesso entre estudantes e adultos. Surgido na década de noventa, o gênero era associado a produtores de baixa renda, visto que apresentava uma qualidade sonora inferior. Batidas de jazz foram fundidas as de hip-hop e que por sua vez, eram acompanhadas pelo chiado particular da gravação em fita cassete. No entanto, o que muitos não esperavam, era que o som típico do Lo-fi viraria uma terapia para a mente, auxiliando na redução do stress e na manutenção do foco e atenção.

 Thumbnail com o estilo típico usado nas capas de Lofi.
Reprodução: Spotify

No ano de 2020, a popularidade do gênero estourou junto ao isolamento social causado pela pandemia. O cenário criado pelo novo coronavírus, juntamente com o crescimento do home office e do Ensino a Distância, fez com que grande parcela da população mundial desenvolvesse distúrbios neurológicos, sendo a ansiedade o mais comum deles. Calcula-se que o aumento do diagnóstico foi de 25%, o que representa 76 milhões de novos casos somente em 2020.

Além disso, a falta de vontade e foco também tornou-se comum principalmente em crianças e adolescentes. Desestimulados pelo isolamento e restritos a apenas ao contato virtual, o Datafolha divulgou que 54% dos alunos da primeira série ao terceiro médio perderam o interesse, bem como a atenção em suas aulas on-line.

Percentual dos jovens desestimulados devido a pandemia do Coronavírus. Reprodução: G1.com
Percentual de jovens que romperam com seus estudos devido a pandemia do Coronavírus. Reprodução: CNN Brasil

Sendo assim, o Lo-fi emergiu como uma válvula de escape, além de um aliado para as horas de estudo. Além de ajudar na liberação de dopamina, hormônio responsável pelo transporte de informações, motivação pessoal e sentimento de prazer, sua melodia suave e abafada oferece a calmaria e tranquilidade que seu ouvinte necessita, auxiliando em seu relaxamento e atenção.

Efeitos e benefícios da Dopamina para cérebro humano.
Reprodução: Khan
Academy
Benefícios da música para o cérebro e saúde humana. Reprodução: Dr. Barakat

Para se ter uma noção, somente na plataforma Spotify o consumo pelo gênero musical alcançou pouco mais de 80 milhões de seguidores apenas em 2020. Atualmente, são 65 milhões de ouvintes simultâneos, dentre adultos, crianças e adolescentes em todo o mundo. Há, também, diversos vídeos disponíveis no Youtube. Os acessos em canais conhecidos alcançam cerca de meio milhão de visualizações mensalmente em cada vídeo postado. O canal Lofi Girl por exemplo, atingiu cerca de um bilhão de visualizações, além de contar com 30 mil ouvintes simultâneos, em média, em suas lives diárias.

Foto de perfil utilizada pelo canal Lofi Girl em seu canal do Youtube. Reprodução: Youtube.com

Com o aumento de ouvintes, o número de produtores musicais voltados ao gênero cresceu por consequência. Acontece que, por não necessitar de grandes produções, o Lo-fi torna-se uma técnica acessível a todos: para uma produção, basta apenas instalar em um computador programas de mixagem. Sendo assim, até mesmo crianças e adolescentes podem criar o seu próprio som,  tendo a oportunidade de adaptar as batidas de jazz e hip-hop a outros estilos musicais de seu gosto.

No Brasil, produtores amadores fundiram grandes sucessos da música brasileira ao Lo-fi. Bossa nova, samba e MPB tornaram-se os estilos mais usados nas produções. A música nordestina também faz um grande sucesso quando o assunto é Lo-fi brasileiro. Nomes como Alceu Valença, Luiz Gonzaga e Zé Ramalho são os que mais se destacam, como no vídeo disponível no Youtube “LOFI NORDESTE”, acesse em: https://www.youtube.com/watch?v=GwpdmkBUtL8.

 Thumbnail de “Lofi Nordeste“, vídeo pertencente a Capitão D’areia. Reprodução: Youtube.com

Mas também há playlist para os amantes dos grandes sucessos da Bossa Nova e do MPB. Essa, por exemplo, é excelente para o descanso e relaxamento mental. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BdwHxZhkce0.

Thumbnail de “Lo fi Brasileiro”, vídeo pertencente a Lo Fi Panda House. Reprodução: Youtube.com

Agora, caso você prefira um som mais instrumental que sirva de auxílio tanto em suas horas de estudo, quanto para relaxar corpo e mente, tem uma playlist certa para você disponível em https://www.youtube.com/watch?v=DZ0JB-Sy1fc.

Thumbnail de “lofi hip hop mix – beats para estudar/relaxar”, vídeo pertencente a Rádio lofi BR 24H.
Reprodução: Youtube.com

E ai, já montou sua playlist? Está esperando o que? Clique nos links que disponibilizamos, curta o som e relaxe com o melhor do Lo-fi. Agora é com você! 🙂

Curtiu? Para mais textos sobre esportes, entretenimento e cultura, acesse nosso portal e siga-nos nas redes sociais! Insta: @portalquentaro e Twitter: @portalquentaro

Nos vemos por aí! 😊