O conflito no leste europeu pode parecer irrelevante para o Brasil. No entanto, a grave crise militar na Europa traz reflexos ao bolso do brasileiro.

Na última quinta-feira (24), por volta das 5h45 (horário local de Moscou, meia-noite no Brasil) foi traçado o conflito entre os países europeus depois que o Presidente Russo Vladimir Putin anunciou uma “operação militar” de ataques contra a Ucrânia em defesa das províncias separatistas. A mais grave crise militar na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

No Brasil, o quadro econômico deve se agravar por causa do conflito, e os efeitos começam a ser observados, alguns deles de imediato, afirmam especialistas;

Com a deflagração do conflito bélico entre Rússia e Ucrânia, um ponto de alerta para o Brasil é a inflação: que reforça seu aumento com a queda na atividade. 

Segundo os cálculos a respeito das mudanças que a guerra pode trazer para o mundo, são várias possibilidades de reflexos. Entre elas, estima-se a escalada no preço do dólar, petróleo, combustíveis e alimentos, que devem subir ainda mais, afirma o pesquisador Armando Castelar.

Dólar

Reprodução: O GLOBO

Conflitos geopolíticos elevam a incerteza na economia, consequentemente, o impacto primário é a alta do dólar. Afirma-se que tal impacto no mercado financeiro é o primeiro a ser sentido diretamente no Brasil.

Esta sexta-feira (25), o dólar encerrou em alta de 1%, vendido a R$ 5,156, um dia após o início da guerra. Na quinta, a moeda havia saltado mais de 2%, o lbovespa (principal índice da Bolsa de Valores brasileira) subiu 1,4%. 

Petróleo

Reprodução: https://www.jornaldealagoas.com.br/

A Rússia é um dos grandes produtores petrolíferos, com isso, um dos principais impactos na economia brasileira por conta da guerra na Ucrânia é a alta do preço do petróleo, que já encontra-se mais caro. Na quinta-feira (24), superou os US$ 100 pela primeira vez em mais de sete anos.

Os cálculos afirmam que o preço da gasolina deve dobrar. A Petrobras, atualmente,  adota a política internacional de preços para os combustíveis: assim, toda variação na cotação do petróleo no exterior traz impacto direto aos preços da gasolina comercializada no Brasil. A estimativa é que o litro chegue perto de 8 reais na bomba se o aumento do preço do petróleo for mantido, mesmo que por pouco tempo.

Com a alta nos preços dos combustíveis, vários setores que dependem deles para funcionar são atingidos de uma forma.

Além disso, sanções impostas pelos EUA e pela União Europeia também podem pressionar o preço da energia, direta ou indiretamente.

Alimentos

O conflito Rússia-Ucrânia pode piorar as coisas no mercado alimentício, os preços globais dos alimentos já tendem à alta de 10 anos.  O preço do trigo disparou nesta quinta-feira (24) para seu nível mais alto desde 2012. 

O maior país exportador mundial de trigo é a Rússia, enquanto a Ucrânia é exportadora significativa de trigo e milho, cerca de 17% do milho mundial. Em consequência disso, os preços desses alimentos já subiram.

Gostou? Compartilhe e nos siga nas redes sociais para ficar por dentro das atualidades!

Instagram e Twitter: @portalquentaro 😉