Mais uma temporada da Nfl chegou ao fim com o Super Bowl LVI sendo disputado no último dia 13 com a vitória do Los Angeles Rams sobre o Cincinatti Bengals pelo placar de 23 a 20. Assim como durante toda a temporada regular de 2021, que foi recheada de ótimos jogos decididos na última bola, nos playoffs não foi diferente com jogos dignos de roteiro de filme. Então relembre agora o melhor jogo de cada fase dos playoffs da Nfl, do Wild Card até as finais de conferência.

WILD CARD:

San Francisco 49ers 23 x 17 Dallas Cowboys

Depois de uma boa temporada regular da equipe de Dallas terminando com um recorde de 12-5 e a terceira melhor campanha na NFC, as esperanças para os playoffs eram altas, mesmo depois de anos de decepções na pós temporada. Enfrentando o time dos 49ers (10-7 e sexta melhor campanha) em pleno AT&T Stadium parecia o melhor cenário para iniciar uma boa corrida nos playoffs, mas não foi bem o que aconteceu.

San Francisco dominou os três primeiros quartos, com o jogo corrido funcionando com dois touchdowns, Robbie Gould automático com três Field Goals, e a defesa jogando bem interceptando Dak Prescott, o placar no início do 4° período era de 23 a 7 para os 49ers. Nos últimos quinze minutos Dallas diminui o placar com um Fg, depois uma interceptação bizarra de Garopollo acabou em um touchdown corrido de Prescott com 6 minutos por jogar no relógio.

Na última posse de San Francisco com 1min faltando no relógio, os visitantes só precisam de um first down para acabar com o jogo, em uma terceira para 10 jardas parecia que Deebo Samuel tinha conquistado as dez jardas necessárias, mas depois de muita revisão os juízes reverteram a chamada resultando em uma quarta descida para polegadas quando um false start do ataque obrigou os 49ers a devolverem a bola dando a chance para Dallas vencer o jogo com 30 segundos no relógio. Porém o que seria um drive épico para a virada dos donos da casa acabou com um fim melancólico, com o quarterback Dak Prescott tentando correr com a bola pelo meio do campo esgotando o tempo no relógio, fim de jogo no Texas com vitória do San Francisco 49ers. 

Dak Prescott depois do final do jogo ( foto reprodução: gamepurgroup.wbfiresafety.com)

DIVISIONAL ROUND:

Buffalo Bills 36 x 42 Kansas City Chiefs

Simplesmente um dos maiores jogos da história da Nfl com um final de jogo de tirar o fôlego, nem se escrevessem um roteiro para o jogo teria sido tão impressionante do jeito que foi. O jogo no Arrowhead Stadium, casa do Kansas City Chiefs, tinha tom de revanche para a equipe de Buffalo depois da derrota na final da AFC do ano passado. O jogo colocou frente a frente dois dos melhores quarterbacks da Nfl: Patrick Mahomes e Josh Allen, e a promessa de um grande jogo entre a segunda melhor campanha de Kansas (12-5) e os Bills com a terceira melhor (11-6). Mais cedo na temporada as equipes já haviam se enfrentado na semana 5, com vitória de Buffalo pelo placar de 38-20.

O jogo começou equilibrado, 7 a7 no final do primeiro quarto e com 14 a 14 indo para o intervalo. No terceiro período o time da casa terminou dois pontos na frente com 23 a 21 no placar.

No quarto período um field goal de Harrison Butker colocou os Chiefs cinco pontos na frente do placar (26-21). Logo após o two minute warning o placar continuava o mesmo e o Buffalo Bills se encontrava em um momento crítico, quarta descida para 13 jardas, se eles não convertessem, o jogo acabaria aqui. O snap acontece e com uma rota maravilhosa do wide receiver Gabriel Davis, Josh Allen encontra o recebedor livre dentro da end zone e depois da conversão dos dois pontos o placar era de 29-26 para os visitantes. Com 1 minuto e 54 segundos no relógio a bola volta para as mãos de Patrick Mahomes, até que em uma segunda descida para 10 jardas na linha de 37 jardas do campo de defesa Mahomes encontra Tyreek Hill que faz a recepção e corre mais 50 jardas anotando mais um touchdown, que junto com o extra-point deixava o placar em 33-29 para Kansas. A bola voltou para os Bills com apenas 1min e 2 segundos faltando de tempo, Allen conduz o ataque até o campo dos Chiefs e mais uma vez encontra Gabriel Davis para anotar seu 4° Td da noite (recorde na história da pós temporada), com isso os visitantes passavam na frente novamente 36-33. Nesse momento restavam apenas 13 segundos para os comandados de Andy Reid conquistarem 38 jardas para o field goal do empate, o que parecia impossível para qualquer um, menos para Patrick Mahomes que precisou de apenas duas jogadas para encontrar Tyreek Hill e Travis Kelce, seus dois homens de confiança, e colocar Harrison Butker em campo para levar o jogo para o overtime, 36-36.

Na prorrogação os Chiefs vencem o cara ou coroa, começam com a bola e não dão mais chances para Allen e os Bills com o touchdown anotado por Travis Kelce. Final de jogo 42-36 para os donos da casa e um dos maiores jogos da história, com 25 (!!!) pontos nos dois minutos finais de jogo e 4 trocas de liderança.   

Mahomes e Allen se cumprimentam após o fim de jogo (foto reprodução: freekurort.com)

CONFERENCE CHAMPIONSHIPS

San Francisco 49ers 17 x 20 Los Angeles Rams

Pela primeira vez na história o estádio que sediou o Super Bowl também recebeu um jogo de final de conferência e foi o SoFi Stadium que sediou o jogo decisivo da NFC entre San Francisco 49ers e os donos da casa Los Angeles Rams. Durante a temporada regular as equipes se enfrentaram duas vezes com duas vitórias do time de São Francisco, incluindo uma virada depois de estar 17 pontos atrás do placar na semana 18, então a equipe de LA estava com os rivais entalados na garganta.

Nos primeiros 15 minutos de jogo os ataques não produziram nada, com destaque para Matthew Stafford sendo interceptado dentro da endzone quando tentava encontrar Cooper Kupp, naquele que teria sido o primeiro touchdown do jogo. O placar só foi inaugurado na metade do segundo quarto, quando dessa vez Stafford acertou o passe em direção a Kupp, mas a liderança não durou muito, com o empate dos 49ers vindo em uma excelente corrida de mais de 50 jardas de Deebo Samuel depois de passe feito por Jimmy Garoppolo. Nos últimos momentos foi a vez dos kickers aparecerem, Matt Gay errou seu chute para os Rams e coube a Robbie Gould colocar a equipe visitante três pontos na frente no final do primeiro tempo.

Depois de tentativa fracassada de quarta descida, o turnover on downs da equipe da casa resultou em touchdown dos 49ers após bela recepção de George Kittle e o placar de 17 x 7 para San Francisco, o jogo chegava ao último período com a boa vantagem de 10 pontos no placar para os visitantes. No início dos 15 minutos finais Stafford encontra Cooper Kupp na endzone (sempre ele, não à toa posteriormente foi eleito jogador ofensivo do ano e Mvp do Super Bowl) e diminuiu a diferença para 17 a 14. Faltando nove minutos para o fim do jogo aconteceu aquela que possivelmente foi a jogada da partida, a bola já estava com os Rams mais uma vez e o quarterback de LA tentou um passe longo para o fundo do campo, mas a bola acaba nas mãos de Jaquiski Tartt, defensive back dos 49ers, que não consegue segurar a bola e concluir a interceptação, que nessa altura do jogo seria crucial para os visitantes, com isso o drive continuou vivo e, alguns minutos depois terminou em um field goal de Matt Gay para empatar o jogo.

Com o empate e faltando pouco mais de 6 minutos no relógio, a bola estava nas mãos de San Francisco que precisava pontuar e ao mesmo tempo queimar o relógio. Mas o ataque pouco fez e depois de apenas 3 jogadas teve que devolver a bola com um punt, os Rams não desperdiçam a chance e novamente Matt Gay acerta o alvo, era a virada dos mandantes, 20 a 17, com 1min e 46 no relógio para Garoppolo tentar o empate. Novamente o ataque não foi muito longe, depois de apenas duas jogadas, em uma terceira para 13 jardas, Garoppolo é pressionado por Aaron Donald que se livra da bola resultando em uma interceptação que colocou ponto final no jogo. Depois disso o Los Angeles caminhava para o título no Super Bowl LVI.

Jimmy Garoppolo lançando a bola (foto reprodução: ninernoise.com)