O número 5 costuma ser simbólico no sentido de sempre representar um marco. Na NFL não é diferente: na semana 5 é quando se costuma começar a discutir os candidatos a jogador mais valioso da temporada, o famoso prêmio de MVP. Tendo isso em vista, listaremos os cinco principais nomes na corrida pelo troféu individual mais cobiçado da liga. Vale ressaltar que a honraria costuma ser destinada a quarterbacks, pois são suas performances individuais que costumam definir o sucesso do time. Em uma temporada onde ataques potentes vêm reinando, quem mais se destaca?
1. Kyler Murray, QB – Arizona Cardinals
Os Cardinals são o único time invicto da NFL até aqui. Apesar de terem um grande pelotão defensivo, Murray vem liderando o ataque de maneira primorosa. Com 13 touchdowns totais (10 passados e 3 corridos), 9,2 jardas por tentativa de passe e 75,2% de passes completos (a maior marca da liga), o quarterback vem fazendo do ataque do time uma força praticamente imparável. Seu estilo de jogo também é diferenciado: com apenas 1,78m de altura – o jogador mais baixo da NFL em sua posição –, Murray usa seu tamanho ao seu favor. Com um estilo de jogo extremamente veloz e ágil, é muito difícil de derrubá-lo, o que permite com que ele crie mais tempo para lançar a bola para os seus recebedores. Seus arremessos em movimento e seus passes em profundidade vem sendo precisos como nunca. O camisa 1 dos Cardinals é o principal candidato a MVP da temporada até aqui.

2. Lamar Jackson, QB – Baltimore Ravens
Se essa matéria tivesse sido escrita na semana passada, Jackson não estaria posicionado em um ponto tão alto da lista, mas após sua performance no jogo contra o Indianapolis Colts na Semana 5, ele mais do que fez por merecer esse rank. Seu time perdia por 16 pontos no início do quarto período, mas Jackson encarnou – já diria Rômulo Mendonça – o ritmo do Ragatanga e possibilitou uma virada histórica, vencendo a partida por 31 a 25. O quarterback passou a bola 43 vezes, completando incríveis 37 passes para 442 jardas e quatro touchdowns, em adição às 62 jardas terrestres. As 499 jardas totais de Jackson contabilizaram 95% das 523 jardas produzidas por seu time como um todo. Não só isso, Jackson está no top 10 jogadores da NFL com mais jardas tanto passadas quanto corridas: ele basicamente carrega o ataque dos Ravens nas costas – isso é a verdadeira definição de MVP. Murray ainda está a sua frente pois Jackson teve um jogo ruim na temporada (contra os Raiders na Semana 1) e Kyler ainda não, mas se ele continuar assim, o número 1 de Arizona que se cuide.
3. Tom Brady, QB – Tampa Bay Buccaneers
Líder de jardas passadas na temporada, vice-líder em touchdowns passados, apenas duas interceptações, 66,2% de passes completos, atual campeão do Super Bowl, marido da Gisele, tudo isso com 44 anos de idade. Tom Brady envelhece como vinho. Mais uma temporada em que ele vem jogando no mais alto nível possível. Não há muito o que falar de Brady, seu legado o precede e ele faz jus à sua reputação de melhor jogador de todos os tempos. Ele só não está em uma posição mais alta nessa lista porque ele nunca jogou em um ataque com tantas estrelas como joga hoje: é praticamente imparável. O ataque dos Ravens, de Lamar Jackson, por exemplo, é um dos que mais sofreu com lesões até aqui e tanto Baltimore quanto Tampa Bay estão 4-1, por isso Lamar está em segundo e Brady em terceiro.
4. Dak Prescott, QB – Dallas Cowboys
Após uma lesão gravíssima no tornozelo que acabou com sua temporada de 2020, Prescott voltou jogando na melhor forma de sua carreira. Com passes precisos e um estilo de jogo extremamente seguro, ele liderou – com autoridade – os Cowboys para 4 vitórias em cinco jogos. A segurança de seu jogo é refletida no baixo número de interceptações (apenas 2 até aqui) e na alta taxa de passes completos: 73,9%. Por termos visto os Cowboys sem Prescott no ano passado, podemos comparar o time com e sem ele, e bem, sem o camisa 4, Dallas fez uma temporada de doer os olhos, para dizer o mínimo. Com 13 touchdowns passados e 8,3 jardas por tentativa de passe, Prescott é um forte candidato ao prêmio de MVP neste ano.

5. Josh Allen, QB – Buffalo Bills
Apesar de ter começado a temporada jogando mal, Allen se recuperou e ascendeu de maneira meteórica. Na Semana 5, venceu e jogou melhor que Patrick Mahomes – visto por muitos como o mais habilidoso quarterback da NFL – na casa de seus oponentes, o Kansas City Chiefs, donos do estádio mais barulhento da liga: não é para qualquer um. Com um dos melhores passes em profundidade da NFL, Allen completou 5 de 6 lançamentos de mais de 15 jardas contra os Chiefs, totalizando 213 jardas e 2 touchdowns. No total, foram 15 passes para 315 jardas e 3 touchdowns – uma atuação de gala. Tal como Murray, Allen também tem a habilidade de se movimentar, assim criando mais tempo para ele lançar a bola dificultando, também, que os defensores o derrubem: foi sacado apenas duas vezes em cinco jogos, uma marca impressionante. Os Bills estão jogando como um dos melhores times da NFL (e o melhor time da AFC) e Josh Allen é o principal responsável para isso. Melhor jogador em um dos melhores times = candidato a MVP.

PASSADÃO DO QUENTARO – NFL, WEEK 5
As chances do Seattle Seahawks a chegarem aos playoffs provavelmente acabaram com a lesão de Russell Wilson//Os Jets são realmente muito ruins e o QB Zach Wilson está com dificuldades preocupantes//Kyle Pitts finalmente mostrou ao que veio e o futuro é promissor/Os Buccaneers são assustadoramente talentosos em quase todas as posições//Urban Meyer precisa ser demitido imediatamente//Derrick Henry é, hoje, o melhor corredor da NFL//Mac Jones é o QB calouro mais pronto para liderar uma franquia rumo ao sucesso//Os Saints precisam abusar do passe em profundidade//Os Broncos mostraram sua verdadeira face e o futuro não é promissor//Os Lions são o time mais azarado da NFL e a melhor equipe dos últimos tempos (em termos de talento e potencial) a começar 0-5//Sam Darnold finalmente mostrou suas limitações//A dupla Joe Burrow e Ja’Marr Chase irá render frutos aos Bengals por muito tempo//Trey Lance ainda é muito cru para ser titular na NFL//Os Raiders estão caindo aos pedaços tanto em campo quanto fora dele//Justin Herbert é muito bom//Os Browns sofreram uma das derrotas mais dolorosas dos últimos tempos//Os Giants estão sem esperanças após inúmeras lesões e um início desastroso de temporada//Os Cowboys estão voando//Os Chiefs decaíram de forma assustadora e Patrick Mahomes vem jogando bem abaixo de seu nível//Os Ravens estão ganhando jogos improváveis e a motivação que isso gera é algo perigoso para seus oponentes: olho neles!