Quatro semanas. Um quarto da temporada regular já se foi. Apesar de não ser muito tempo, a Semana 4 virou um marco para delimitar as chances de um time a chegar aos playoffs, isso porque apenas um time na história conseguiu chegar aos estágios de mata-mata após perder seus primeiros quatro jogos. É importante frisar que não comentaremos sobre times sem esperanças de chegar lá, afinal, quem não tem esperança também não tem pânico. Mas, dentre aqueles ainda com chances de buscar uma vaga na postseason, quem precisa apertar o botão vermelho?
1. Pittsburgh Steelers

Nenhum concorrente aos playoffs tem de estar mais preocupado com sua performance do que os Steelers. Após quatro semanas, sua única vitória veio na Semana 1, contra o Buffalo Bills – dali para frente, foi só para trás. Três derrotas consecutivas que expuseram todas as falhas do time: um ataque estagnado, uma defesa que se perdeu após o triunfo solitário da equipe, repetição de erros, chamadas ruins de jogadas, falta de entrosamento generalizada, entre outros. Liderado pelo veterano “Big” Ben Roethlisberger, o ataque de Pittsburgh simplesmente não funciona. Com passes imprecisos, falta de mobilidade e um estilo de jogo lento, pode-se dizer que, hoje, Big Ben vem jogando como um dos piores – senão o pior – quarterbacks da NFL. Em sua defesa, no entanto, a linha ofensiva não o protege direito: já foi sacado 10 vezes em quatro jogos e é pressionado pela defesa com frequência. O running back Najee Harris, seleção de primeira rodada dos Steelers no Draft desse ano, vem sendo um dos únicos pontos positivos do time na temporada. Pittsburgh não mostra melhorias semana a semana e vem repetindo erros ao invés de aprender com eles e isso, dentro de uma divisão forte, não é um bom sinal. Eles deveriam estar em pânico e tem de mudar muito e rápido se quiserem subir nas tabelas e buscar uma vaga nos playoffs desta temporada.
2. Philadelphia Eagles

Os Eagles começaram a temporada com uma vitória e uma derrota, o que é normal. Eles estavam bem: tinham – estatisticamente – uma das melhores defesas da NFL e seu ataque vinha funcionando e jogando de forma inteligente. Tudo mudou nas duas últimas semanas, no entanto. Em uma queda de rendimento assustadora, os Eagles foram derrotados de forma sonora pelos Dallas Cowboys e Kansas City Chiefs e o que era a melhor defesa da NFL cedeu 83 pontos e mais de 850 jardas nesses dois jogos. Para piorar, o ataque parou de funcionar: só no jogo da Semana 4 contra Kansas City, Philadelphia cometeu três faltas que anularam três de seus próprios touchdowns. A defesa foi igualmente indisciplinada, cometendo duas faltas cruciais em dois momentos diferentes do jogo que permitiram touchdowns de seus oponentes que não ocorreriam sem as penalidades. O último prego do caixão dos Eagles vem com seu calendário: nas próximas três semanas, o time enfrenta Carolina Panthers, Tampa Bay Buccaneers e Las Vegas Raiders. Dois dos três estavam invictos até a semana passada e os três só perderam um jogo na temporada: o futuro dos Eagles parece duro. Eles deveriam estar em pânico e, como bem disse o repórter da ESPN americana Tim McManus, os Eagles tem de parar de derrotar a si mesmos [com as faltas] para ter alguma chance [de chegar aos playoffs].
3. Miami Dolphins

Após reconstruir seu elenco de forma excelente (no papel, pelo menos), a expectativa ao redor do time dos Dolphins nessa temporada era alta. Muitos analistas viam a franquia como fortes concorrentes aos playoffs, tendo tanto uma defesa quanto um ataque muito fortes. Em resumo: nada disso está se concretizando. Em quatro semanas, Miami perdeu três e venceu apenas um jogo, sendo essa vitória por apenas um mísero ponto. O que era para ser um dos melhores ataques da NFL está sendo o segundo pior, produzindo apenas 252 jardas e 15 pontos por jogo – para efeitos de comparação, o melhor ataque (Arizona Cardinals) produz 440 jardas e 35 pontos por partida. Quanto a defesa, ela integra o top 10 de piores da liga. Na Semana 4, Miami perdeu para o Indianapolis Colts, que, por sua vez, ainda não havia vencido na temporada; na Semana 2, os Dolphins foram derrotados por 35×0 pelo Buffalo Bills. Para piorar, seu quarterback titular, Tua Tagovailoa, está machucado e só deve voltar daqui a duas semanas. Além disso, eles enfrentam, em seu próximo jogo, nada mais nada menos que os atuais campeões Tampa Bay Buccaneers – Miami não foi capaz de vencer um time que ainda não havia ganho um jogo sequer na temporada, então chances são de que eles também não vão vencer os atuais campeões. Mais uma provável derrota e eles re-entregam as rédeas do time para Tagovailoa estando 1-4 na semana 6: o prognóstico não é nada positivo e eles já deveriam estar preocupados.
Como foi dito no começo dessa matéria, quatro semanas não é lá muito tempo – ainda há muito futebol americano a ser jogado nessa temporada – então não temos muitos times em necessidade de estarem em pânico, mas temos mais times que deveriam estar minimamente preocupados, seja por falta de consistência, placares apertados contra times ruins, performances abaixo do esperado, etc. Entre eles, Tennessee Titans (2-2), New Orleans Saints (2-2), Chicago Bears (2-2), Minnesota Vikings (1-3) e Indianapolis Colts (1-3).
PASSADÃO DO QUENTARO – NFL, SEMANA 4
Joe Burrow é muito bom; James Robinson é a prova de que Travis Etienne foi uma pick desperdiçada para os Jaguars no Draft de 2021; Aaron Rodgers e os Packers estão de volta; Lamar Jackson vem calando os haters e mostrando que é também um bom passador; os Broncos tiveram seu primeiro real teste e falharam; os Seahawks finalmente jogaram bem, basta continuar assim; Trey Lance ainda é muito cru, mas é o futuro dos 49ers; os Cardinals roubaram o posto de melhor time da NFL e Kyler Murray é o principal candidato ao prêmio de MVP; os Titans perderam para os Jets e isso é bastante preocupante; Zach Wilson teve seu primeiro bom jogo da carreira profissional; Washington pode realmente ter achado um bom QB em Taylor Heinicke; O running back Cordarrelle Patterson reinventou sua carreira e estilo de jogo com 30 (!) anos; os Giants melhoraram, será que eles conseguem manter o nível?; os Cowboys vem se solidificando como um dos melhores times da NFL nessa temporada e o cornerback Trevon Diggs lidera a corrida para jogador defensivo do ano; Josh Allen e os Bills também estão de volta; os Texans, como esperado, se solidificaram como o pior time da NFL; Justin Fields é o futuro do Chicago Bears e seu técnico, Matt Nagy, tem de ser demitido o quanto antes possível; os Lions estão desesperadoramente sem esperanças; os Browns são muito bons; a defesa contra a corrida dos Vikings é terrível e vem sendo a âncora do time; os Chiefs voltaram a ser os Chiefs que todos conhecemos no ataque, mas a defesa ainda é um problema bem grande; a situação dos Jaguars com seu técnico, Urban Meyer – agora envolvido em polêmicas externas ao futebol americano –, não para de piorar: a esse ritmo, ele será demitido antes do fim da temporada.