Flamengo x Palmeiras na Libertadores, Athletico-PR x RB Bragantino na Sul-americana. Pela primeira vez na historia, as duas competições mais importantes da América serão decididas por times do mesmo país.
Libertadores
Há uma semana, teve inicio o domínio brasileiro no futebol sul-americano. Na última terça (28), o Palmeiras eliminou o Atlético-MG e chegou a sua sexta final de Libertadores na história, a segunda de modo consecutivo. Para chegar a grande decisão, onde defenderá o título, o Alviverde classificou-se em primeiro do seu grupo (que tinha Del Valle, Defencia y Justisa e Universitário), eliminou a Universidade Católica nas oitavas, o São Paulo nas quartas e o Galo na semi. Até aqui são 27 gols prós e 9, contras.

Na quarta (29), o Flamengo foi a Quayaquil e carimbou seu passaporte para a final. O Rubro-Negro disputará sua terceira decisão de Libertadores na história. Sempre que chegou, foi campeão. Nessa campanha, na fase de grupos, o Flamengo passou por LDU, Unión la Calera e Vélez. Nas oitavas, despachou o Defencia y Justisa, nas quartas o Olímpia e, na semi, o Barcelona. Com o melhor ataque da competição, o Flamengo já marcou 32 gols e sofreu 12. Gabigol é o artilheiro com 10.

A grande final, assim como é desde 2019, será disputada em jogo único no dia 27 de novembro. O palco será o Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai. Tanto Flamengo, quanto Palmeiras buscam se igualar à Grêmio, São Paulo e Santos como tri-campeões.
Essa será a quarta final entre dois times brasileiros na história. Em 2005 o São Paulo superou o Athlético-PR, em 2006 o Internacional bateu o São Paulo e no ano passado, o próprio Palmeiras venceu o Santos.
Fora de campo, o duelo tático, também, promete ser interessante. Se os times buscam o tri-campeonato, Renato Gaúcho e Abel Ferreira buscam o bi. O treinador do Flamengo foi campeão em 2017 quando dirigia o Grêmio. O Português defende o título que conquistou na última edição.
Até a grande decisão, o Palmeiras foca suas forças exclusivamente no Brasileirão. Já o Flamengo ainda tem a Copa do Brasil, na qual está na semi-final. O alviverde não vence o Rubro-Negro há 9 jogos. Nesse período, foram 4 empates e 5 vitórias cariocas. A última vez que o Palmeiras triunfou sobre o rival foi em 2017, no Allianz Parque, com 2 gols de Deyverson.
Essas duas equipes jamais se enfrentaram na história da Libertadores. A última final entre eles ocorreu em abril desse ano pela Supercopa do Brasil. Na ocasião, após empate, em 2 a 2, no tempo normal, o Flamengo levou a melhor nos pênaltis e saiu campeão.

Sul-americana
Na última quarta (29), além do Flamengo, o RB Bragantino também garantiu vaga para uma final continental. Ao vencer o Libertad, por 3 a 1, no Paraguai, o time de Bragança chegou a grande decisão da Sul-americana. Na fase de grupos, o Braga passou por Emelec, Talleres e Tolima. Nas oitavas de final, despachou o Del Valle, nas quartas, o Rosário Central e, na semi, o Libertad. Essa é a primeira final internacional do clube. Ela acontece exatos 30 meses após o início da parceria com a Red Bull.
Na quinta (30), para consolidar a hegemonia brasileira na América, o Athletico-PR eliminou o Peñarol e garantiu sua vaga na final da Sul-americana. Depois de três anos, o Furacão vai em busca do bi-campeonato. Em 2018, ele venceu o Junior de Barranquila e conquistou seu primeiro título internacional. Nessa edição, na fase de grupos, o Athlético passou por Melgar, Aucas e Metropolitanos. Nas oitavas, eliminou o América de Cali, nas quartas a LDU e na semi o Peñarol.
Diferentemente de Flamengo e Palmeiras, Athlético-PR e Bragantino não tem um histórico, e nem um presente, de rivalidade e jogos decisivos. Em toda história, esses dois times se enfrentaram apenas 10 vezes, todas as partidas aconteceram pelo Campeonato Brasileiro. São 3 vitórias para cada lado, além de 4 empates.

Assim como na Libertadores, a final da Sul-americana, também, acontece em jogo único. A partida decisiva está marcada para o dia 20 de novembro, no estádio Centenário, em Montevideo. Essa será a primeira final 100% brasileira da competição.
O Athlético-PR busca ser o primeiro time brasileiro bi-campeão. Enquanto isso, o RB Bragantino busca entrar na lista ao lado de São Paulo, Internacional, Chapecoense e do próprio Furacão.
Hegemonia brasileira
Se, na América, é a primeira vez que 4 times do mesmo país chegam nas duas decisões mais importantes do continente, na Europa, esse fenômeno aconteceu recentemente. Em 2019, quem dominou o velho continente foi a Inglaterra. Na ocasião, Liverpool e Tottenham decidiram a Champions League e Chelsea e Arsenal decidiram a Europa League.
A boa fase dos times brasileiros acontece ao mesmo tempo que os argentinos ainda brigam para serem protagonistas. Esse ano, tanto na Libertadores quanto na Sul-americana, nenhuma equipe argentina chegou sequer na semi-final.
E aí, torcedor, para quem vai sua aposta? Deixe nos comentários quem serão os dois próximos campeões continentais!
Para mais textos como esse, acesse nosso portal e siga nossa página no instagram @portalquentaro.