Com 3 vitórias em 3 jogos e um saldo de gols positivo de 16, o Brasil encerra sua participação na fase de grupos. O adversário nas oitavas será o Japão.

No penúltimo domingo (12), iniciou-se a nona edição da Copa do Mundo de Futsal. O país sede, dessa vez, é a Lituânia, localizada no leste europeu. O Brasil busca recuperar o título que não conquista desde 2012.

Junto a ele, os favoritos dessa edição são: Espanha e Argentina. Portugal, Irã e Rússia correm por fora.

Na fase de grupos, essas seis seleções foram bem, aplicaram goleadas e avançaram para as oitavas de final. Veja à seguir, como fica o chaveamento até a grande decisão que acontece no dia 3 de outubro.

Brasil 9 x 1 Vietnã

Para estrear com o pé direito, o Brasil goleou a fraca seleção do Vietnã. Os gols brasileiros foram marcados por Rodrigo, Ferrão (4x), Dieguinho (2x), Pito e Leozinho. Khong descontou para o Vietnã quando o Brasil já vencia por 3 a 0.

Brasil 4 x 0 República Tcheca

No segundo jogo, o Brasil teve mais dificuldades. Fato é que os gols saíram apenas na segunda etapa. Quem balançou a rede foi Ferrão (2x), Rodrigo e Rocha. O gol de Rodrigo foi seu 100º com a camisa da seleção. O fixo já conquistou o mundial em 2012 e, hoje, é o capitão e homem de confiança do técnico Marquinhos Xavier.

Rodrigo comemora seu gol de número 100 pela seleção brasileira. Foto: Thaís Magalhães/ CBF.

Brasil 5 x 1 Panamá

Já classificado, o Brasil encarou o Panamá e, novamente, goleou. Os gols foram marcados por Rocha, Arthur, Leozinho, Gadeia e Pito. Maquensi descontou para o Panamá. Apesar do placar elástico, a seleção brasileira teve muitas dificuldades no começo do jogo. O grande destaque do Brasil foi o goleiro Guitta que precisou intervir e fazer grandes defesas.

Ferrão é sempre a esperança de gol para o Brasil . O camisa 11 é o artilheiro do mundial com 6 tentos. Foto: Thaís Magalhães/ CBF.

Próxima parada: Japão

Nas oitavas de final, o adversário da vez será o Japão. A seleção asiática classificou-se como umas das melhores terceiras colocadas. Na fase de grupos, ela perdeu para Espanha e Paraguai e ganhou da Angola.

O Brasil chega como favorito para a partida, porém, é preciso ficar esperto com o forte jogo coletivo dos japoneses que contam com alguns atletas naturalizados.

A partida decisiva acontece na próxima quinta-feira (23), às 14:00, no horário de Brasília. Na TV, o jogo será exibido pelo Sportv. No Youtube, o canal oficial da FIFA, também, realiza a transmissão.