Nos últimos anos foi notório o crescimento da moda hi-lo, tendência que mistura peças sofisticadas com itens mais básicos. O principal responsável por esse crescimento é o street style, ou seja, a moda que tem como referência o estilo do dia a dia.

Bella Hadid, Evan Mock e Kendall Jenner são alguns dos famosos adeptos à tendência que também incorpora peças mais esportivas. O tênis deixa de ser só para correr, o corta-vento não é mais usado somente para exercícios e a pochete ganha um novo status.

Logo, com essas mudanças, marcas com o street wear ascenderam, como a Supreme e a Off-White. Já as casas de alta costura se viram em um ponto de renovação, onde incorporar a cultura das ruas e suas tendências se tornou um fator importante, principalmente para o marketing. 

Sendo assim, modelos feitos a mão com matéria-prima de altíssima qualidade das Maisons se viram misturados com tênis e outros artigos da moda esportiva. Um dos maiores exemplos disso foi a coleção da temporada de verão 2014 da Chanel assinada por Karl Lagerfeld que surpreendeu ao colocar modelos desfilando com pochetes, joelheiras e cotoveleiras.

Outras grifes seguiram o caminho da moda mais urbana e casual por meio de parcerias, aceitando o desafio de incorporar suas identidades, que antes eram exibidas apenas em tecidos finos, em um universo diferente, onde o nylon e o poliéster, até então, são soberanos. Confira as 4 principais collabs que fazem uma fusão entre os dois:

1. Dior x Nike
O rapper Travis Scott nas fotos promocionais da coleção Air Dior. Reprodução: Hugo Scott/ Chiristian Dior

A parceria entre a Maison francesa e a marca esportiva levou 5 milhões de internautas a se cadastrarem na fila da pré-venda de uma versão exclusiva do Air Jordan. O tênis criado para o icônico Michael Jordan nos anos 90 foi um dos lançamentos mais esperados de 2020: suas 8.000 unidades logo se esgotaram, apesar do valor do modelo, que chegava a quase 11 mil reais.

A colaboração estrelada pelo rapper Travis Scott –um dos embaixadores da Jordan Brand– além dos modelos de cano alto (Air Jordan 1 High OG Dior) e baixo (Air Jordan 1 OG Dior) do tênis, contava também com uma coleção de roupas e acessórios guiada por Kim Jones, Diretor Artístico das coleções masculinas da grife.

2. Prada x Adidas
A versão especial do clássico Superstar em parceria com a grife italiana. Reprodução: Prada

Os 50 anos do clássico modelo do tênis Superstar em 2019 foram comemorados em grande estilo: para a data, Adidas e Prada anunciaram uma parceria entre as marcas. A “Adidas for Prada” ficou marcada por ser a primeira colaboração que a label italiana fez com outro grupo.

O tênis, que ficou conhecido pela NBA, custava 3,3 mil reais na coleção assinada pela Prada, oito vezes mais do que o original na época. Apesar disso, a collab parece ter dado certo já que foi renovada nos anos seguintes.

3. Louis Vuitton x NBA
Fotos promocionais da collab entre a LV e a NBA. Reprodução: Louis Vuitton

Em Novembro de 2020 foi lançada a colaboração entre a Louis Vuitton e a principal liga de basquete do mundo, a National Basketball Association (NBA). 

Assinada pelo Diretor Criativo Masculino da marca e fundador da Off-White, Virgil Abloh, a coleção leva o DNA da grife com detalhes característicos do basquete, como a estampa da rede e o logo da liga, em bolsas, baús, mochilas e outros em uma incrível mistura do mundo fashion com o esportivo.

4. PUMA x Karl Lagerfeld
Imagem de divulgação da parceria da PUMA com Karl Lagerfeld. Reprodução: PUMA

 A vida de Karl Lagerfeld foi marcada não só pela sua passagem na Chanel ou na Fendi, mas também pelas várias colaborações que fez entre entre sua marca homônima e outras. Uma delas, a com a PUMA, foi renovada mesmo após a morte do designer.

 A última foi lançada em 2019 e continha uma versão de um dos principais tênis da Puma, o Cali, e de outros 3 modelos da marca em adição a roupas e acessórios com o nome de Karl em destaque.

A fusão entre os dois universos vem provando dar certo e fazendo cada vez mais sucesso, sendo visado não só por interessados na moda, mas também por colecionadores. A promessa é de que veremos muito dessa mistura nas passarelas e nas calçadas ao redor do mundo.