Após quatro jogos e quatro vitórias, seleção brasileira masculina de vôlei levantou mais um troféu de Sul-Americano. 

Neste domingo (05), a seleção brasileira masculina de vôlei venceu a Argentina por 3×1 e se consagrou campeã do Campeonato Sul-Americano de Vôlei pela 33ª vez. Nesta edição, o evento foi sediado no Brasil (em Brasília), no Ginásio Nilson Nelson, entre os dias 1 e 5 de setembro de 2021, credenciando os finalistas ao Mundial de 2022. 

Dentro dessa competição, o Brasil está invicto: em todas as edições que participou, venceu. Baita hegemonia da seleção brasileira.

Mas falemos um pouco sobre os jogos e sobre os jogadores que estiveram presentes na competição. As seleções que disputaram essa edição foram, além do Brasil: Argentina, Peru, Colômbia e Chile. A Venezuela também participaria, mas desistiu da competição devido à pandemia. Dessa maneira, o torneio foi disputado em turno único, com todos os times se enfrentando. 

Com exceção da Argentina, que provou estar num bom nível ao vencer o Brasil pela disputa da medalha de bronze em Tóquio, as seleções presentes nesse campeonato ainda não são muito fortes e, por conta disso, a seleção brasileira teve certa tranquilidade para vencer a competição. 

Sobre a seleção brasileira, o técnico Renan Dal Zotto levou 14 jogadores no total, dos quais 7 estiveram em Tóquio: Bruninho, Cachopa, Alan, Lucarelli, Lucão, Isac e Thales. Aboubacar, João Rafael, Vaccari, Adriano, Flávio, Cledenilson e Maique completaram a convocação.

Vale mencionar que, ao longo da competição, o técnico Renan deu chance a quase todos os jogadores. Ele se utilizou da competição para fazer testes e ter uma base sólida para suas próximas convocações. Algumas boas participações no campeonato foram do líbero Maique, que jogou muito na defesa, do oposto Alan e do ponteiro Vaccari, além dos centrais Isac e Flávio. Bruninho também não passou em branco e jogou bem. 

O Brasil fez sua estreia na competição na quarta-feira (01) contra a seleção do Peru e estreou com o famoso pé direito: vitória tranquila por 3×0, com parciais de 25/12, 25/19 e 25/18. Nesta partida, Alan foi eleito o craque da partida e levou o troféu VivaVôlei SKY. No dia seguinte (02), mais uma vitória tranquila, dessa vez contra a Colômbia, também por 3×0 – parciais de 25/20, 25/22 e 25/21. Dessa vez, Lucarelli foi o Man of the Match. A penúltima partida foi contra a seleção do Chile, que foi derrotada pela seleção brasileira por 3×0 (25/22, 25/18 e 25/19). O capitão e levantador Bruninho foi eleito o craque do jogo e levou mais um troféu individual para casa.  

Na grande final, um grande clássico do mundo: Brasil x Argentina. A rivalidade, se possível, ficou ainda maior, pois os brasileiros queriam se vingar da dura derrota sofrida em Tóquio pela disputa do 3º lugar. Esse revanchismo acabou se tornando um “quê” a mais e a seleção brasileira derrotou os argentinos por 3×1 – parciais de 25/17, 24/26, 25/18 e 25/18. Maique foi eleito o melhor jogador da partida e Bruninho o melhor jogador da competição (MVP). 

Assim, invicto, o Brasil foi campeão pela 33ª vez do Campeonato Sul-Americano de Vôlei.

Ao final da competição, a seleção do Sul-Americano Masculino foi anunciada e contou com dois jogadores brasileiros. O oposto Alan merecia estar entre os 7, mas infelizmente não sobrou espaço para ele. Segue a lista: 

Levantador: Bruno (BRA)

Oposto: Agamez (COL)

Ponteiros: Lucarelli (BRA) e Vicente (CHI)

Centrais: Loser e Ramos (ARG)

Líbero: Danani (ARG)

Seleção do Sul-Americano Masculino. Foto: CSV/Divulgação. 

Ainda tem mais!

Mas o Sul-Americano ainda não acabou! A seleção brasileira feminina ainda entrará em quadra pela competição dos dias 15 a 19/09. Com nomes como Gabi Guimarães, Rosamaria, Carol Gattaz e Macris, o Brasil vai com tudo para buscar o título também no feminino!

A competição será em Barrancabermeja, na Colômbia, e as nossas meninas farão a estreia contra o Peru, às 19:30 da quarta-feira que vem (15). Abaixo, na imagem, estão os horários e dias dos jogos! Lembrando que a transmissão dos jogos é do SporTV2. 

Calendário do Sul-Americano Feminino. Foto: Instagram @cbvolei

Vem mais um título pra conta? Conta aí pra gente a sua opinião, torcedor! 

Gostou? Para mais textos como esse, acesse o portal e siga as nossas redes sociais para mais conteúdos! Instagram @portalquentaro e Twitter @PortalQuentaro