Nos pênaltis, o atual campeão da Champions League bateu o atual campeão da Europa League.

Na tarde dessa quarta-feira (12), no estádio Windsor Park, na Irlanda do Norte, Chelsea e Villarreal decidiram a Supercopa da Europa, o campeonato que reúne os dois atuais campeões europeus.

Vale lembrar que em maio desse ano, o Chelsea ganhou a Champions League, em cima do Manchester City, e o Villarreal, levou a Europa League contra o Manchester United.

A partida, além de consagrar o Chelsea como supercampeão europeu, marcou o início da temporada europeia 2021/2022. Essa é a segunda vez que o clube londrino ganha a competição. A primeira foi em 1998 após vencer o Real Madrid. Em 2012, 2013 e 2019, ele foi vice, perdendo, respectivamente para Atlético de Madrid, Bayern de Munique e Liverpool.

Crônica do Jogo

Thomas Tuchel, técnico do Chelsea resolveu poupar alguns jogadores e, portanto, não entrou com o time 100% titular. Thiago Silva, Jorginho, Azpilicueta, Mason Mount e Pulisic começaram no banco de reservas.

Mesmo com o time misto, durante a primeira etapa, quem criou as melhores chances e chegou com mais perigo ao gol adversário, foi o Chelsea. Aos 27 minutos, Kai Havertz foi lançado na direita; o alemão cruzou e Ziyech apareceu livre, no meio da área, para abrir o placar.

Ziyech comemorando seu gol. Foto: UEFA.

Enquanto isso, Unai Emery, técnico do Villarreal, apostava numa defesa forte e nos contra-ataques puxados por Dia e Moreno.

O primeiro tempo se encaminhava para um final tranquilo quando, aos 43 minutos, Ziyech, machucado, foi substituído e, em seguida, Moreno acertou o travessão quase empatando a partida.

No início da segunda etapa, Moreno repetiu a dose. Dessa vez, o atacante espanhol saiu cara a cara com Mendy e acertou a trave.

Com as ações mais equilibradas, o Villarreal chegou ao gol de empate aos 73 minutos. Moreno tabelou com Dia, chutou forte e estufou a rede rival.

O empate permaneceu até o final da partida. Na prorrogação, os dois times, cansados, pouco criaram. O 1 a 1 levou a decisão para os pênaltis. Antes do jogo acabar, um fato curioso: Tuchel fez uma troca de goleiros, saiu Mendy e entrou Kepa, o goleiro mais caro da história do futebol.

A aposta deu certo. Kepa defendeu duas cobranças (Mandi e Albiol) e o Chelsea venceu por 6 a 5.

A substituição que mudou o jogo, Kepa entrando no lugar de Mendy. Foto: reprodução.

Próximos compromissos

Os próximos jogos de Chelsea e Villarreal são pelos seus respectivos campeonatos nacionais. No sábado (14), o Chelsea recebe o Crystal Palace e, na segunda (16), o Villarreal encarra o Granada.

Na edição 21/22 da Champions League, os dois clubes entram como cabeças de chave. O sorteio para definição da fase de grupos está marcado para o dia 26 desse mês, após o termino do play-off.