Dia 16 de Outubro de 2004, Barcelona, Camp Nou : A história começa oficialmente, Deco sai de campo perto do final da partida contra o Espanyol para dar lugar a uma jovem promessa argentina das categoria de base Culé, visto por muitos de Barcelona como o futuro do clube.
Dia 16 de Maio de 2021, Barcelona, Camp Nou: A história foi feita. O menino argentino, agora possui um nome respeitado por todos e um sobrenome admirado pelo mundo, estamos falando de Lionel Messi. No jogo contra o Celta de Vigo, Leo marcou e deu adeus à camisa que lhe serviu a carreira toda, pois para a surpresa de muitos o lendário camisa 10 não jogará mais pelo Barcelona.
Pensei muito no que escrever para esse cara, afinal, Leo fez parte de basicamente todos os meus 19 anos como amante do futebol. Porém, a real é que eu não seria capaz de expressar toda minha gratidão ao que esse E.T fez pelo esporte vestindo a camisa blaugrana, então vou apenas resumir tudo que poderia dizer.
Messi não está se aposentando, mas vamos combinar, vai ser esquisito ver o baixinho com outra camisa né? Por mais que também tenha jogado muito na Argentina, me acostumei a ver, com a camisa do time espanhol, os melhores lances de quem, na minha humilde visão, é um dos melhores jogadores da história e o melhor que vi jogar.
Se pararmos para relembrar, tudo isso, tudo que aconteceu e marcou a vida de Bilhões de pessoas quase não rolou. Desde pequeno, Messi teve que conviver com problemas hormonais que atrapalhavam seu crescimento, mas o que poderia ser um ponto final em uma promissora carreira, virou fonte de superação que Leo teve de enfrentar.
Nessa resenha aí, um elemento foi FUNDAMENTAL para que tudo desse certo: o Futbol Club Barcelona. É verdade, esse é o clube que virou uma bagunça nos últimos anos, mas todo amante do futebol (exceto os torcedores do Real rs) devem agradecer ao Barça por ter acreditado no futebol de Messi a ponto de pagarem todos os tratamentos necessários para que esse problema fosse superado, e, por isso, o clube catalão merece a gratidão eterna de todos nós, Lionel Messi e Barcelona estarão para sempre conectados, não tem jeito.
Obrigado pelos gols, obrigado pelas assistências, obrigado pelos dribles, arrancadas, raça e suor por essa camisa. O legado de Leo nunca poderá ser apagado, e existem exatos 35 títulos, 672 gols, 268 assistências e 542 vitórias que justificam essa frase, absolutamente NENHUM jogador superará Messi no Barcelona, isso eu afirmo a todos. O menino que saiu de Rosário para ficar marcado para sempre na História.
Bem, foi esse meu pequeno agradecimento a Messi, mas a matéria não acaba aqui pode ficar tranquilo. O papo é um só, vou tentar, por mais difícil que seja, relembrar os melhores momentos de Messi com a camisa do Barcelona. Se lembrar de mais algum, escreva nos comentários abaixo, afinal, tenho CERTEZA que Leo não marcou somente a minha vida, mas de muito maluco/maluca por futebol como eu. Obrigado Messi, por tudo que nos proporcionou vestindo essa camisa.
Segue os vídeos dos lances e para uma melhor experiência, os assista:
O seu primeiro (de muitos) gol antológico. Nessa época, aos seus 19 anos (e eu aqui), perguntavam se ele poderia ser tão bom quanto Diego Maradona havia sido. Seu conterrâneo tinha um jeito de jogar muito parecido, o que fazia as comparações serem inevitáveis. Messi é melhor que Maradona, sem choro, ok? Obrigado por esse gol, Leo.

Essa foto é muito boa. Me pergunto como a zaga do United, uma das melhores do mundo da época, deixa o melhor jogador do time adversário LIVRE para cabecear? É, bem feito. Com seus incríveis 1,69 de altura, Messi deu um grande pulo e fez de cabeça (mais raro que eclipse) na final da Champions 2008-2009, mostrando que, com apenas 21 anos, estava de vez no topo do futebol como melhor do mundo, ganhando sua primeira Bola de Ouro em sequência e também sua primeira Champions League, sendo o melhor do time.

Sério, esse gol não tem como. Estamos falando de uma SEMI-FINAL de Champions League contra seu maior rival e o Messi faz isso, brinca mais que a brincadeira esse argentino (detalhe para a belíssima assistência de Busquets).

No ano de 2012, todas as informações conhecidas pela humanidade a respeito dos alienígenas foram jogadas fora. Isso porque, finalmente foi entendido que temos uma raça deles habitando em nosso planeta. Não é exagero, para se ter noção, nesse mesmo ano, o Manchester United marcou 85 gols, o PSG fez 86, o Chelsea assinalou 87 e o Borussia Dortmund anotou 88 gols. Legal né? Mas APENAS Messi fez 91 gols, se tornando o jogador com mais gols em um ano da História. Alô @Nasa corre aqui.

- Mais uma Bola de Ouro pra conta do pai
Em janeiro de 2013, a consolidação como um dos maiores da História do futebol estava feita. Quando recebeu sua 4 Ballon d’ Or, Leo deixou para trás ninguém menos que Zinédine Zidane e Ronaldo Fenômeno (argentino pilantra). De resto, a imagem fala por si só, coisa linda.

A temporada 2014-2015 começava com uma promessa e terminava com uma confirmação: Messi, Neymar e Suarez formariam um dos melhores trios da história do futebol. Eu via todo jogo desse time, era surreal e dá até um aperto no coração de escrever sobre. Leo era o grande pilar desse trio e ganhou tudo com eles nessa temporada, e agora, ao que tudo indica, vai reencontrar o brasileiro em uma parceria que promete muito.

O escritor dessa matéria encontra-se emocionado demais para escrever algo sobre esse gol, apenas veja e aprecie com moderação

O número 1 dessa lista foi lindo, mas esse gol mostra muito do porque todos tremiam as pernas ao enfrentar um jogador que era capaz de, em um jogo decisivo, driblar até o Batman (mas, eu votei pro Wendell Lira ganhar sim) e colocar a bola no fundo do gol fazendo parecer fácil, esse jogador é Lionel Messi, também conhecido como inimigo do 0x0.

Juiz apita falta, tava longe do gol e debaixo das traves um dos melhores goleiros do mundo. Não era um cenário favorável para se marcar um gol, só que esqueceram de avisar isso para o Messi, pelo jeito. Na minha opinião um dos gols mais bonitos que ele já fez.

Fiz, até aqui, uma lista por ordem cronológica, mas tive que deixar essa por último, fazer o que. Por conta de um princípio em que acredito: grandes guerreiros precisam de grandes rivais, e o caso de Leo é exatamente esse. Durante toda sua carreira, Messi conviveu com a rivalidade contra o Real Madrid, tornando-se o maior artilheiro da história do El Clássico.
O contexto dessa foto é simples, clássico pegado, valendo muito pra tabela do campeonato, grandes craques e com o Bernabeu lotado e bem, aos 92 minutos de jogo a bola chega redonda e Messi crava, tira a camisa e para na frente da torcida com ela estampada para passar a mensagem: Eu sou Lionel Messi.

Parte da jornada é o fim. De um fã para uma lenda, obrigado Leo.
Se gostou, acesse nossas redes sociais! @PortalQuentaro no Twitter e @portalquentaro no Instagram.
Escrito por: Guilherme Fonseca