Nesta terça-feira (20), em Milwaukee, os Bucks fizeram história ao vencerem o sexto jogo da série das finais da NBA contra os Suns. A vitória levou a equipe a conquistar a decisão por 4 a 2 e faturar o segundo título de sua história, cinquenta anos após o primeiro (1971). Por: Lucas Cecci.
O primeiro quarto se encerrou com uma boa vantagem de Milwaukee, enquanto o segundo foi dominado por Phoenix. Ao fim do terceiro, o jogo estava empatado. Já no quarto e último, com muita ajuda da torcida a seu favor, os campeões foram superiores e se mantiveram na frente por quase toda a sua extensão. O placar final foi de 105 a 98.

A série foi aberta com duas vitórias dos Suns em casa. Os Bucks empataram vencendo os dois duelos seguintes, também jogando em casa. Já no quinto jogo, o único com triunfo visitante, Milwaukee passou a ter a vantagem e pôde decidir o título sob seus domínios, o que aconteceu no jogo 6.
Giannis Antetokounmpo, maior destaque da conquista, foi eleito o MVP (Most Valuable Player) das finais da NBA, prêmio individual entregue ao melhor jogador da decisão. O grego obteve 35.2 pontos por jogo e 13.2 rebotes de média na série, além de 50 pontos no último jogo. Ele se uniu a Michael Jordan e Hakeem Olajuwon como os únicos a terem os prêmios de MVP da temporada regular, Jogador Defensivo do Ano e MVP das finais em seus currículos.

Phoenix sofreu com a falta de regularidade de seus principais atletas ao longo da série. Principalmente nas quatro derrotas, nem todos os jogadores com os quais o técnico Monty Williams precisava contar exibiram desempenhos de alto nível. Já o treinador campeão Mike Budenholzer pôde contar com, além das atuações incontestáveis de Giannis, bons desempenhos de Khris Middleton e Jrue Holiday. O trio formado pelos três craques foi o primeiro na história da liga a atingir médias de pelo menos 15 pontos, 5 rebotes e 5 assistências por jogo em finais.
Após uma temporada acima de suas expectativas, os Suns devem enxergar a ida às finais com otimismo e seguir apostando em um futuro brilhante com suas jovens estrelas. Os Bucks, após muitos anos de derrotas, aprendizados e evoluções, finalmente chegaram ao topo com o atual núcleo e buscarão se manter na briga pelos próximos anos.

Para mais informações sobre a NBA, que agora entra em “offseason” (período entre uma temporada e outra) até o início de sua próxima disputa, siga acompanhando o portal e suas redes sociais (@PortalQuentaro no Twitter e @portalquentaro no Instagram).