Nova forma de definição do Grid de Largada, a Sprint Run vem para inovar o espetáculo da Fórmula 1.
Neste sábado, 17 de julho, as posições do Grid de Largada do Grande Prêmio da Grã-Bretanha, em Silverstone, serão decididas num novo formato: a Sprint Run.
Também conhecido como “corrida de classificação”, esse método pioneiro foi criado como uma forma de revolucionar a Fórmula 1, inovando como o Grid é formado e, assim, podendo tornar a corrida mais imprevisível.
Numa temporada cheia de surpresas, a Fórmula 1 vem com essa novidade, trazendo incertezas e, com elas, muita adrenalina.
O que é e como funcionará a Sprint Run?
A Sprint Run é uma corrida rápida com aproximadamente 30 minutos de duração. A distância percorrida pelos pilotos será de 100 km, totalizando, no caso da pista de Silverstone, 17 voltas.
A sexta-feira permanecerá como de costume, com o treino livre e a classificação tradicional. Porém, no sábado, tudo pode mudar.
Os três primeiros colocados da Sprint Run somarão pontos ao resultado do dia anterior. Com isso, haverá possibilidade de mudança de posições, inclusive da Pole Position, dando uma adrenalina diferente para a corrida.
O sistema de pontuação será de mais três pontos para o vencedor da corrida Sprint, dois para o segundo colocado e um para o terceiro.
O cronograma do fim de semana com Sprint para classificação
Cronograma do fim de semana com classificação Sprint Run. – Fonte: Site oficial da Fórmula 1.
O primeiro treino livre terá 60 minutos e a classificatória de sexta será no tradicional formato Q1, Q2 e Q3, determinando o Grid de Largada da Sprint Run.
No sábado, ocorrerá mais um treino livre de 60 minutos e, depois, virá a corrida Sprint, definindo o Grid de Largada de domingo, quando ocorrerá o Grande Prêmio.
A regra dos pneus com a Sprint Run
Os times serão obrigados a usar os pneus macios para a Sprint Run. Por isso, os pneus a serem usados no domingo poderão ser trocados, diferentemente do que ocorre nos demais fins de semana – cujas corridas devem ser iniciadas com os mesmos pneus usados durante o Q2.
Qual o objetivo principal da Sprint Run?
Os organizadores da Fórmula 1 decidiram adicionar mais adrenalina à corrida, buscando um melhor espetáculo para os fãs.
A Sprint Run é uma corrida de velocidade e sem Pit Stops, ou seja, a performance dos pilotos e seus carros são a única atração. O que fica é apenas o bom e velho barulho dos pneus voando sobre a pista, dos motores acelerando os carros e o tão amado som da velocidade que faz os corações dos fãs baterem mais depressa.
Circuitos de teste da Sprint Run
Silverstone foi um dos três circuitos escolhidos para testar essa novidade do mundo da Fórmula 1. O GP de Monza, na Itália, também está confirmado como para um fim de semana Sprint. Já o terceiro GP ainda não foi definido, mas o de Interlagos, no Brasil, é forte candidato.
O futuro das Sprint Runs
Não há interesse em torná-las padrão para todos os Grandes Prêmios. Na verdade, com o sucesso desse formato, o plano seria selecionar alguns finais de semana para serem de corridas Sprint.
Isso acontecerá porque alguns circuitos não são favoráveis a esse tipo de corrida de classificação, como Mônaco. Então, as Sprint Runs serão um adicional à emoção da Fórmula 1, algo para sair da rotina e reavivar a adrenalina das corridas automobilísticas.
E você? Gostou dessa inovação da Fórmula 1? Acha que muitas surpresas emocionantes vem por aí? Conta pra gente nos comentários!