Após a fase de pontos corridos, Brasileirão Feminino chega às quartas de finais com os 8 melhores times classificados. 

O Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino de 2021 – Série A1 teve início no mês de abril e seguiu até o final do mês de junho com a fase de pontos corridos. O Brasileirão Feminino funciona de uma maneira um pouco diferente do brasileiro masculino: os 16 times passam pela fase preliminar, jogando 15 rodadas, em vez das 38 do masculino. Assim que as equipes completam essas 15 rodadas, os 8 melhores times da tabela passam, ou seja, os primeiros 8 colocados avançam para a fase eliminatória. 

Tabela do Brasileirão Feminino após a última rodada da fase de pontos corridos. Foto: Site oficial GE.

A competição é disputada desde 2013. Durante o período de 2019-2021, o campeonato conseguiu mais visibilidade e chegou a algumas conquistas, como ter transmissão na TV aberta no canal da Band e ter também transmissões no YouTube através do canal Desimpedidos. Além disso, há também rumores de que o Grupo Globo teria adquirido os direitos de transmissão da Série A1 do Brasileirão Feminino, mas ainda não há nada confirmado, visto que a CBF e a Globo ainda estão em processo de negociação. 

Esse ano, o futebol feminino no Brasil parece muito mais equilibrado, com nenhuma equipe se sobressaindo tanto em comparação com as outras. As quartas de final estão bem equilibradas e vale mencionar também o fato de que, nessa fase final da competição de quartas, semi e final, todos os confrontos, sem exceção, têm jogos de ida e volta. 

As quartas de final do Brasileirão Feminino foram organizadas da seguinte maneira: 

CONFRONTO 1: Corinthians (1º) x Avaí/Kindermann (8º)

CONFRONTO 2: Santos (4º) x Ferroviária (5º) 

CONFRONTO 3: Palmeiras (2º) x Grêmio (7º) 

CONFRONTO 4: São Paulo (3º) x Internacional (6º) 

Os maiores campeões do Campeonato Brasileiro Feminino – Série A1 são o Corinthians, com dois títulos (2018 e 2020) e a Ferroviária, também com dois troféus (2014 e 2019). Logo atrás vem Santos, Flamengo, Centro Olímpico e Rio Preto, todos com 1 título. Quem domina a competição são os times paulistas, tendo vencido 7 das 8 edições já realizadas. Ainda por cima, nesta edição, 5 dos 8 times classificados para o mata-mata são do estado de São Paulo, o que leva a acreditar que o troféu tem grandes chances de terminar nas mãos de uma equipe paulista mais uma vez. 

Vale lembrar que a fase final do Brasileirão Feminino não tem como critério de desempate o gol fora de casa e, em caso de empate no placar agregado, a decisão vai direto para os pênaltis, sem prorrogação. 

A seguir, vamos discutir sobre as quartas de final e darei o meu palpite sobre quais equipes avançarão para as semifinais!

Corinthians x Avaí/Kindermann

Uma reedição da final do Campeonato Brasileiro de 2020. O Kindermann vem se fortalecendo com o decorrer dos anos e promete ser um adversário complicado para o Corinthians, pois o time catarinense sempre dá mais trabalho nas fases finais do que na fase de pontos corridos.

O retrospecto do Corinthians é o melhor do campeonato e não é à toa que as jogadoras do Timão levaram o time à primeira colocação na tabela: 12 vitórias em 15 jogos, com 2 empates e apenas 1 derrota. Já o do Avaí não é lá aquelas coisas, mas as catarinenses conseguiram avançar para a próxima fase e querem continuar seguindo – fizeram 15 jogos e tiveram 6 vitórias, 3 empates e 6 derrotas. 

Ainda durante a fase de preliminar, Corinthians e Kindermann se enfrentaram pela 15ª e última rodada do campeonato e empataram em 1×1, com gols de Grazi (COR) e Carol Gomes (AVA). Foi um jogo em que os dois times criaram boas oportunidades, mas não saíram do empate. 

É um confronto muito equilibrado e, em jogos de ida e volta, nunca se sabe o que pode acontecer. Ambos os times têm equipes e jogadoras muito boas que podem fazer a diferença. Duas jogadoras para ficar de olho são Gabi Nunes, atacante do Corinthians, que chega em ótima fase para o mata-mata e é a vice-artilheira do Brasileirão Feminino com 9 gols, e Victória Albuquerque, meia ofensiva também do time alvinegro, que tem um bom chute e um bom passe, tendo 10 participações em gols em 13 jogos nessa temporada. 

Embora as catarinenses costumem dar trabalho para o Corinthians, acredito que o time paulista avançará para as semis, visto que tem, até aqui, a melhor defesa do campeonato, com apenas 13 gols sofridos. 

Santos x Ferroviária 

Acredito que esse seja o confronto mais equilibrado das quartas de final. As Sereias da Vila querem o seu segundo título do Brasileirão e a Ferrinha busca o seu terceiro título, para se tornar de vez a maior campeã brasileira e se isolar no pódio. 

O Santos foi relativamente bem durante a fase de grupos, assim como a Ferroviária – ambas as equipes, em 15 jogos, possuíram 8 vitórias, 3 empates e 4 derrotas. No entanto, a equipe santista ficou uma posição acima na tabela pelo critério de desempate, que foi o saldo de gols. Além disso, as Sereias da Vila chegam com boa confiança por um detalhe: venceram o líder Corinthians durante a fase de grupos e impuseram à equipe corinthiana sua única derrota. 

Durante a fase preliminar, no embate direto, Santos e Ferroviária se enfrentaram pela 12ª rodada e a Ferrinha venceu por um placar de 1×2: Bruninha (SAN)/ Luana e Aline Milene (FER) marcaram os gols da partida. A Ferroviária fez uma boa partida e derrotou as santistas, que conseguiram fazer um gol somente nos acréscimos. Tanto o ataque quanto a defesa da Ferrinha funcionaram nesse jogo. 

Acredito que possamos ter pênaltis nesse confronto, porque as duas equipes têm boas jogadoras e tenho certeza que serão duas partidas com um bom nível de futebol, com ambas as equipes brigando bastante por uma vaga nas semis. Duas jogadoras que podem surpreender são Amanda Gutierres e Ketlen. As duas são atacantes do Santos e se destacaram por diferentes estatísticas – a primeira foi bem nas assistências e a segunda nos gols. Do lado das guerreiras grenás, a goleira Luciana é um bom nome para se prestar atenção. 

Apostarei na Ferroviária avançando para as semis pois acredito que elas têm um coletivo mais forte, mas não será nenhuma surpresa se o Santos vencer e passar de fase. 

Palmeiras x Grêmio 

Talvez o confronto mais desequilibrado das quartas de final do Brasileirão Feminino. O Palmeiras se tornou, recentemente, um dos times que mais investe no futebol feminino e cresceu muito no campeonato, dando muito trabalho aos seus adversários. O Grêmio, por outro lado, ainda é café com leite na modalidade e precisa de mais investimentos, embora tenha uma equipe batalhadora e que não pretende entregar a vaga de bandeja para as palmeirenses. 

A equipe alviverde foi muito bem na fase de grupos, teve o melhor ataque e disputou ponto a ponto a 1ª posição com o Corinthians, mas por pequenos detalhes não ficou em 1º. O time paulista passou invicto pela fase preliminar e fez uma grande campanha até aqui, com 11 vitórias e 4 empates em 15 jogos. As gurias do time sulista foram relativamente bem, com 7 vitórias, 4 empates e 4 derrotas. 

Palmeiras e Grêmio também se enfrentaram pela fase inicial do Brasileirão Feminino logo no começo da competição, durante a 5ª rodada. As palmeirenses venceram com propriedade e até com o que muitos consideram goleada – 4×1, com os gols da equipe alviverde marcados por Carol Baiana, Agustina (2x) e Bia Zaneratto. Laís (GRE) diminuiu para o time do Sul. 

Ainda que em minha visão seja o confronto mais desequilibrado, o Grêmio não vai facilitar a vida do Palmeiras e quer provar que pode eliminar as palestrinas para seguir para as semifinais do campeonato e buscar seu primeiro título. No entanto, o time alviverde tem um elenco muito qualificado e conta com uma grande jogadora que pode desequilibrar e colocar o jogo no bolso: Bia Zaneratto, camisa 10, é a artilheira e líder de assistências da competição, com 13 gols e 8 assistências, e vem jogando MUITA bola. Vale mencionar também a atleta Bruna Calderan, lateral direita que também pode jogar na esquerda e é muito boa defensora, além de dar bons passes para gol. 

O Palmeiras é o favorito para o confronto, portanto apostarei nele avançando para as semifinais. 

São Paulo x Internacional 

Por último, temos o confronto entre São Paulo e Internacional. O São Paulo vem na mesma crescente do Palmeiras com relação ao futebol feminino; tem investido nessa modalidade e isso vem dando resultados, já que o time subiu da Série A2 para a A1 no final do campeonato de 2019 e chegou às fases de mata-mata neste ano e também no ano passado. O Internacional também vem seguindo o mesmo caminho, visto que em 2019 começou a jogar a A1 e iniciou sua participação na “elite” do torneio. 

A equipe paulista fez uma boa campanha na primeira fase do campeonato, com 8 vitórias, 5 empates e apenas 2 derrotas. O Inter também teve 8 vitórias, mas derrapou um pouco mais e ficou com 3 empates e 4 derrotas. Não foram campanhas muito diferentes, mas o São Paulo foi um pouco mais regular ao longo da competição. 

No embate direto durante a fase preliminar, as equipes se enfrentaram também no início do Brasileirão Feminino, pela 6ª rodada, e o São Paulo venceu o Internacional por 2×0, com os dois gols marcados por Jaqueline Ribeiro. Os gols foram logo no começo da partida e as são-paulinas conseguiram segurar o resultado e garantir a vitória. 

Não será um confronto desequilibrado e acredito que o time de Porto Alegre possa impor algumas dificuldades à equipe paulista, mas ainda acredito que o São Paulo seja favorito. Duas jogadoras para se ficar de olho no embate são Fabi Simões, meia do Inter que é boa jogadora e possui um bom passe, e a atacante do são paulina Duda, que figurou entre as artilheiras do campeonato com 9 gols. 

Eu acredito que o São Paulo passará de fase, mas o Internacional não deixará o tricolor paulista avançar facilmente – portanto, serão dois bons jogos de futebol. 

As quartas de final do Brasileirão Feminino serão realizadas após o término das Olimpíadas de Tóquio para que nenhum clube sofra desfalques na fase decisiva do campeonato. No entanto, as datas das partidas ainda não estão totalmente definidas. 

Gostou? Para mais textos como esse, acesse o portal e siga as nossas redes sociais para mais conteúdos! Instagram @portalquentaro e Twitter @PortalQuentaro