O FC Barcelona anunciou quatro novos jogadores nas últimas semanas para qualificar seu plantel para a próxima temporada.
O Barcelona anunciou, nas últimas semanas, a chegada de quatro novas contratações para a temporada 2021-2022. São eles: Sergio Agüero, Eric García, Émerson Royal e Memphis Depay. No entanto, engana-se quem pensa que o clube catalão vive um bom momento financeiro.
A gestão de Josep Maria Bartomeu – que teve enormes gastos com contratações questionáveis e processos para todo lado – terminou com a renúncia do mesmo em outubro de 2020. Claro que o buraco é mais embaixo, pois Bartomeu chegou até a ser preso pela operação chamada BarçaGate, mas aqui não entraremos em detalhes, o importante é deixar claro que o ex-presidente devastou as finanças do clube. Sendo assim, o Barcelona precisou realizar novas eleições presidenciais.
Essas eleições ocorreram no dia 7 de março de 2021 e Joan Laporta voltou à gestão do clube para ser o grande “herói” culé, eleito com 54,2% dos votos. No entanto, a situação não será fácil, e ele afirma em entrevista ao jornal La Vanguardia:
“O clube está pior do que eu esperava, e isso eu já esperava em uma situação complicada. (…) Quando digo que achei o clube pior do que esperava é porque existem alguns contratos que nos condicionam muito.”
Laporta já havia estado na presidência do clube durante uma das fases mais prósperas do time catalão, entre 2003 e 2010. Um de seus grandes desafios nesta temporada será ajeitar a bagunça causada pelo ex-presidente e reajustar o salário de alguns grandes jogadores, além também do maior deles: reforçar a equipe sem gastar muito dinheiro.
Para atingir este último objetivo, Joan Laporta decidiu, nesse mercado, focar em jogadores que saíram a custo zero de seus clubes por fim de contrato. Dessa maneira, dos 4 jogadores que chegaram, 3 assinaram após o término de seus contratos. Agora sim, vamos falar das contratações!
Sergio Agüero
Sim, a parceria Agüero-City chegou ao fim. Após 10 anos no clube de Manchester, o contrato de Sergio Agüero chegou ao fim e, aos 33 anos, o jogador decidiu que era hora de tomar novos rumos, chegando assim à equipe culé.
É fato que Agüero passou grande parte da temporada 20/21 lesionado, tendo 20 partidas ao todo, com apenas 6 gols e 1 assistência. Seu físico já não é dos melhores e o jogador argentino tem que conviver com várias lesões que podem prejudicar seu jogo. No entanto, sua chegada, mais do que sobre o futebol, é simbólica: Agüero é muito amigo de Lionel Messi, que na temporada passada deu indícios de que poderia deixar o Barcelona. Com a chegada de um grande amigo, Messi pode se sentir em um ambiente melhor e, talvez, ficar.
Em termos de futebol, Agüero é um baita atacante. Embora a idade chegue para todos, ele ainda pode agregar bastante ao time pois apresenta uma diversidade em suas finalizações – mesmo com 1,73, faz gols de cabeça -, possui um bom posicionamento e tem um bom entrosamento com Messi devido às experiências que compartilharam na seleção argentina.
Ainda sim, com muitas opções no ataque, não vejo Agüero como 100% titular. Ele pode ser titular ocasional ou pode também entrar no decorrer dos jogos. Veremos como Ronald Koeman (técnico do Barcelona) o utilizará.
O argentino já fez sua apresentação oficial no clube e aguarda o início da próxima temporada para estrear com a camisa do clube catalão. De acordo com nota oficial do Barcelona, o compromisso de Agüero durará até o final da temporada 2022/23, e o atleta possuirá multa rescisória de 100 milhões de euros.
Eric García
Mais um jogador vindo diretamente de Manchester e também do City, Eric García retorna ao Barcelona para reforçar a zaga catalã. O zagueiro espanhol de 20 anos foi formado nas categorias de base do Barcelona e foi capitão da equipe em todas as etapas, sempre usando a camisa de número 3.
É curioso que Eric tenha quase a mesma trajetória que Gerard Piqué – histórico zagueiro do clube catalão – teve. Ambos foram criados nas categorias de base do Barcelona, porém perceberam que pouco jogavam e então rumaram a Manchester, para depois de alguns anos voltarem a Barcelona novamente. A diferença é que Piqué já está consolidado como lenda do Barcelona e jogou no United, enquanto García chega como uma aposta e jogou no City: lados opostos, mas mesmo caminho. Dessa maneira, os culés esperam que Eric tenha o mesmo sucesso que Piqué teve e ainda tem.
O zagueiro espanhol possui uma boa compostura e um bom posicionamento, e chega para qualificar a saída de bola da zaga catalã. Ele é muito apreciado por um dos melhores técnicos do mundo, Pep Guardiola:
“É um dos meus jogadores favoritos. Adoraria contar com 15 Erics Garcías pela forma como ele conduz seu comportamento. Está sempre pensando no time, está sempre com uma boa reação nos bons ou maus momentos. Ele ajuda o técnico e nos vestiários o tempo todo.”
Além de ser um pouco baixo para um zagueiro e não ser dos mais rápidos, ainda é muito novo e pode cometer erros, mas isso será lapidado com o tempo e com um bom técnico que saiba extrair o melhor dele. Não o vejo como 100% titular no início, principalmente com a ascensão de bons zagueiros como Ronald Araújo e Óscar Mingueza, mas tenho certeza que ele conseguirá seu espaço ao longo da temporada, podendo, com atuações seguras, até se firmar no onze inicial.
Assim como Agüero, Eric também já foi apresentado oficialmente pelo clube. O jogador fechou um vínculo com o Barcelona até junho de 2026, com cláusula de rescisão de 400 milhões de euros.
Émerson Royal
O Barcelona contratou Émerson, na realidade, na temporada 18/19. No entanto, a lateral direita já estava ocupada com Sergi Roberto e Nelson Semedo, e o brasileiro ainda era muito novo, então ele foi emprestado para o Real Betis, também da Espanha, para se desenvolver, melhorar seu futebol e se acostumar ao futebol espanhol. No entanto, o Barcelona deixou claro no contrato de empréstimo que teria o direito de recompra do jogador caso quisessem trazê-lo de volta.
O brasileiro de 22 anos chega ao Barcelona depois de ter passado 2 temporadas no time do Real Betis, já estando acostumado com a La Liga e fazendo boas partidas no time de Sevilla. Diferentemente das outras 3 contratações, Émerson chega ao clube após a diretoria pagar 9 milhões de euros ao Betis, e o clube de Sevilla ainda ficará com 20% de uma possível futura venda. O jogador se demonstrou satisfeito em saber que seria jogador do clube catalão.
“Fico feliz com isso, é um clube que quero jogar desde que comecei a jogar futebol. Ter esse reconhecimento para mim é fundamental. Todo jogador quer ter contrato com o Barcelona. Quero chegar lá e tentar mostrar meu trabalho e me firmar na posição”, disse o lateral em entrevista coletiva na Granja Comary, em Teresópolis (RJ).
O lateral chega para fortalecer o lado direito da zaga culé que, atualmente, é um dos piores do Barcelona. Nenhum jogador conseguiu se firmar por ali depois da saída de Daniel Alves. Émerson é veloz, chega bem à linha de fundo, possui um bom porte físico e também é relativamente bom na defesa, embora ainda possa melhorar em alguns aspectos. Acredito que possa sim ser titular se manter e elevar um pouco o nível que demonstrou no Real Betis, mas precisará competir com Sergiño Dest, lateral estadunidense que fez uma temporada regular no time catalão.
Royal ainda não foi apresentado oficialmente pois está com a seleção brasileira para a Copa América, mas assinou, por enquanto, até 2024, porém alguns jornais mostram que seu vínculo pode ser estendido até 2026.
Memphis Depay
Em minha visão, a melhor contratação do Barcelona até agora. Memphis Depay, com 27 anos, é um jogador extraordinário e chega do Lyon a custo zero, também por fim de contrato. Memphis se tornou um jogador maduro enquanto jogava no Lyon e desenvolveu muito o seu futebol, mesmo jogando em uma liga não tão forte. Nessa temporada, jogou 40 partidas e marcou 22 gols, distribuindo 12 assistências. Um total de 34 participações em gol em 40 jogos!
Além de ser o protagonista do Lyon, é também o melhor jogador do ataque holandês, podendo jogar em diversas posições do ataque. Destacou-se nessa Euro, jogando bem em todas as partidas que fez. O jogador, assim como Royal, também demonstrou satisfação em jogar no Barcelona em entrevista à imprensa holandesa:
“Em minha trajetória, sempre tem havido altos e baixos, momentos bons e ruins, e tudo isso te faz ir aprendendo. Por isso, acredito que chegar ao Barça é um grande passo adiante em minha carreira.”
Acredito que Memphis tenha tudo para ser titular no ataque catalão: sua versatilidade e mobilidade impressionam e ele possui uma boa finalização, além de ser veloz, forte e muito inteligente com a bola. Vale lembrar que Depay já trabalhou com Ronald Koeman na Holanda e os dois se davam muito bem, então além do bom futebol, o holandês tem o fator extra-campo à seu favor e tem tudo para ter sucesso na equipe catalã.
Memphis Depay assinou por dois anos com o Barcelona, então seu contrato vai até o final da temporada 22/23, mas assim como Émerson, ainda não teve sua apresentação oficial pois estava com a Holanda para a Euro.
Essas foram as contratações do Barcelona até agora, mas o presidente Laporta disse que o clube ainda fará mais 3 ou 4 contratações, também em entrevista ao jornal La Vanguardia:
“Além das contratações que já fizemos, faremos mais 3 ou 4 contratações. Vamos formar uma equipe competitiva, queremos a Champions League e tudo mais.”
Gostou? Para mais textos sobre futebol e outros esportes, acesse nosso portal! Siga-nos também nas redes sociais! Instagram @portalquentaro e Twitter @PortalQuentaro
As matérias dessa Cirino são sempre certeiras! Muito bom ter a visão sobre o clube!
CurtirCurtir
Matéria interessantíssima!!
CurtirCurtir