As finais da NBA de 2021 serão iniciadas nesta terça-feira (06), no Arizona, com o jogo 1 da série entre Milwaukee Bucks e Phoenix Suns. Por: Lucas Cecci e Pedro Damiati.

O confronto funcionará no formato “melhor de sete”, ou seja, em um mínimo de quatro e máximo de sete partidas necessárias, a primeira equipe a conquistar quatro triunfos sobre a adversária será sagrada campeã da NBA.

É a primeira final das franquias em muito tempo. Os Bucks, que somaram 46 vitórias e 26 derrotas na temporada regular, não chegavam à decisão desde 1974. Já os Suns, com 51 vitórias e 21 derrotas na primeira fase, não alcançavam o patamar atual desde 1993. Ambos têm três conquistas de suas respectivas conferências (Leste e Oeste), incluindo as de 2021. O time de Milwaukee venceu as finais em 1971, enquanto Phoenix busca um campeonato inédito na NBA.

Imagem: Reprodução/Instagram Milwaukee Bucks (@bucks)

Após vários tropeços e desempenhos abaixo da expectativa, principalmente de Giannis Antetokounmpo, nos playoffs, os comandados por Mike Budenholzer finalmente conquistaram a Conferência Leste. Desde a “varrida” por 4 a 0 sobre o Heat, passando pela virada na série contra os Nets, a qual venceu por 4 a 3, até o triunfo por 4 a 2 sobre os Hawks, o elenco passou por dificuldades. Uma lesão de Giannis, por exemplo, o fez perder os dois últimos jogos das finais do Leste e coloca-o como dúvida para a abertura da decisão. Isso abriu espaço para astros secundários, como Khris Middleton (recentemente convocado para as Olimpíadas de Tóquio 2020) e Jrue Holiday, tomarem conta do protagonismo provisoriamente. Independente da participação do grego, em um ambiente repleto de confiança, o elenco chega em alta ao próximo desafio.

A expectativa sobre o outro lado é mais recente. Liderados por Chris Paul, que participará de sua tão esperada primeira final, Devin Booker e DeAndre Ayton, os Suns alcançaram o mata-mata pela primeira vez após 10 temporadas fora e já estão a um passo de erguer o troféu. Buscando mudar a sina de “vice”, já que o time de Phoenix bateu na trave em 1976 e 1993, os Suns querem seu primeiro título e contam com a coletividade do time muito bem treinado por Monty Williams. Após vencer bem os Lakers por 4 a 2, “varrer” os Nuggets por 4 a 0 e conquistar o Oeste em um novo 4 a 2 sobre os Clippers, Phoenix chegou ao estágio no qual se encontra. Assim como o adversário, também enfrentou problemas nas finais de conferência: Paul perdeu os dois primeiros jogos e Booker continuou atuando após ter seu nariz quebrado no jogo 2, mas demorou para se adaptar a jogar assim. Entretanto, o time encerrou a série de maneira saudável e convincente, assim como espera se manter nas finais.

Imagem: Reprodução/Instagram Phoenix Suns (@suns)

Curiosamente, ambos eliminaram favoritos durante suas trajetórias. No começo, os Suns foram tratados como azarões ao enfrentarem os atuais campeões: os Los Angeles Lakers de Lebron James e Anthony Davis. Os Bucks fizeram uma das melhores séries da pós-temporada na semifinal do Leste, ao superarem a “panela” dos Brooklyn Nets, formada por James Harden, Kyrie Irving, Kevin Durant e outros grandes nomes.

O jogo 1 das finais será transmitido apenas pela ESPN, já que a Band estreia hoje a nova temporada do MasterChef Brasil. Porém, espera-se que todos os próximos jogos sejam transmitidos pelas duas emissoras nos seguintes dias e horários:

Suns x Bucks – Jogo 1 – Terça, 06/07 – 22h (Brasília)

Suns x Bucks – Jogo 2 – Quinta, 08/07 – 22h (Brasília)

Bucks x Suns – Jogo 3 – Domingo, 11/07 – 21h (Brasília)

Bucks x Suns – Jogo 4 – Quarta, 14/07 – 22h (Brasília)

Suns x Bucks – Jogo 5* – Sábado, 17/07 – 22h (Brasília)

Bucks x Suns – Jogo 6* – Terça, 20/07 – 22h (Brasília)

Suns x Bucks – Jogo 7* – Quinta, 22/07 – 22h (Brasília)

*Se necessário

Gostou? Para mais textos como esse, acesse o portal e siga as nossas redes sociais para mais conteúdos! Instagram @portalquentaro e Twitter @PortalQuentaro