Jovens pilotos impressionam nas corridas da Fórmula 1. Separamos alguns nomes promissores que fazem diferença na temporada de 2021. Por: Mariana Hummel e Pedro Damiati.
A nova geração de pilotos da Fórmula 1 se mostra cada vez mais presente no mais alto escalão do automobilismo. Alguns jovens talentos se mostram muito promissores, frequentando constantemente o pódio e vencendo corridas. Em poucos anos correndo no campeonato, esses pilotos já conquistaram feitos marcantes e até mesmo históricos, o que nos permite acreditar que não demorará muito até se consagrarem entre as grandes personalidades da história da Fórmula 1.
Max Verstappen
Max Verstappen tem apenas 23 anos e ingressou na Fórmula 1 em 2015, se demonstrando como uma das grandes promessas já naquela época. Contratado pela equipe Scuderia Toro Rosso, tornou-se o piloto mais jovem a pontuar em uma corrida após chegar em sétimo lugar no GP da Malásia. Foi contratado pela equipe Red Bull em 2016 e, no mesmo ano, o holandês venceu sua primeira corrida e conquistou o posto de ser o piloto mais jovem a chegar em primeiro lugar.
Verstappen brilha na Fórmula 1 e há anos é destaque entre as promessas de futuros grandes campeões. A temporada de 2021 é prova disso, em que ele lidera o Campeonato Mundial de pilotos e disputa o título com o heptacampeão mundial Lewis Hamilton.
Verstappen totaliza até o momento 15 vitórias, 7 poles positions, 14 melhores voltas e 50 pódios, em 128 Grandes Prêmios. Um piloto jovem com grandes conquistas e a promessa de um futuro espetacular pela frente!

Pierre Gasly
O francês Pierre Gasly, 25 anos, começou a trajetória na Fórmula 1 em 2017, pela equipe Scuderia Toro Rosso. E logo em 2018, no Grande Prêmio do Bahrein, Gasly marcou seus primeiros 12 pontos da carreira ao terminar no surpreendente quarto lugar, tornando-se destaque da corrida. No GP de Interlagos de 2019, o piloto chegou em segundo lugar e subiu no pódio pela primeira vez. Já em 2020, no Grande Prêmio de Monza, chegou em primeiro lugar pela primeira vez na carreira, além de consagrar a primeira vitória da Alpha Tauri (novo nome para a equipe Toro Rosso). A terceira vez que o francês subiu no pódio foi no Azerbaijão em 2021, chegando em terceiro lugar.
Gasly está em destaque na Fórmula 1, sendo um dos principais pilotos da temporada – das 10 corridas realizadas na temporada deste ano, ele pontuou em 8 delas e parece querer sempre mais. Além disso, teve a honra de ser o maior piloto da história da Alpha Tauri. Podemos ver o feito através dos números: nos anos em que o piloto correu pela equipe, Pierre Gasly é dono de 181 pontos dos 227 totais feitos pela Alpha Tauri.
Em 72 Grandes Prêmios, Gasly conta com 1 vitória, 2 melhores voltas e 3 pódios.
Lando Norris
O piloto da McLaren vem ganhando espaço a cada temporada que passa em meio aos grandes pilotos que figuram na Fórmula 1. O “moleque abusado”, apelido dado pelo narrador Luis Roberto, ingressou no maior campeonato de automobilismo em 2019, após ganhar muitos holofotes com diversas vitórias nas divisões anteriores. Também no grande prêmio do Bahrein, conquistou seus primeiros pontos após um sexto lugar. Já em 2020 conseguiu chegar entre os três primeiros pela primeira vez, no GP da Áustria, se tornando o terceiro piloto mais jovem a subir no pódio com 20 anos e 235 dias.
Na atual temporada Lando ocupa o quarto lugar no campeonato de pilotos, conseguindo pontuar em todas e subindo ao pódio em duas delas. Além de outras promessas, Lando Norris cada vez mais demonstra uma realidade e é mais um dos jovens que figuram entre os principais nomes do automobilismo.
George Russel
O britânico George Russell de 23 anos, também iniciou sua trajetória em 2017 oriundo da academia de pilotos da Mercedes. Fechou contrato com a Williams em 2018, e já no outro ano iniciou sua trajetória na Fórmula 1. George sempre teve destaque por conseguir alto desempenho mesmo andando no pior carro do Grid, e graças a isso, só conseguiu pontuar pela primeira vez quando utilizou o carro da Mercedes, após Lewis Hamilton contrair covid-19 em dezembro de 2020, no GP de Sakhir.
O piloto da Williams é o principal cotado para substituir Valtteri Bottas, piloto titular da Mercedes. O “nome forte” da Mercedes Toto Wolff tem como projeto fortalecer ainda mais sua equipe através da competição entre pilotos de alto nível, assim como era em 2016 com a dupla Lewis Hamilton e Nico Rosberg.
Charles Leclerc
O piloto de 23 anos é um dos principais favoritos ao título, mesmo com o carro da Ferrari não estando entre os melhores do grid. Iniciou sua carreira na Fórmula 1 quando assinou contrato com a antiga Sauber, em janeiro de 2018, vindo da academia de pilotos da Ferrari. Conquistou seus primeiros pontos já na primeira temporada, e ainda foi considerado “piloto do dia” após um sexto lugar no GP do Azerbaijão. Foi o piloto mais jovem da história da Ferrari a conquistar uma Pole Position, sendo que algumas corridas mais tarde, conquistou sua primeira e segunda vitórias de forma consecutiva, na Bélgica e na Itália.
Na atual temporada o prodígio da scuderia Ferrari se encontra na sexta colocação no mundial de pilotos, já que os engenheiros vêm encontrando dificuldades para melhorar a aerodinâmica do carro desde 2019. Leclerc conta com duas vitórias dos nove pódios que esteve presente.

Esses jovens pilotos ainda vão render muito durante os próximos anos, sem dúvida. Mas e para você, quem vai ser o maior destaque da fórmula 1? E quem já é realidade?
Gostou? Para mais textos como esse, acesse o portal e siga as nossas redes sociais para mais conteúdos! Instagram @portalquentaro e Twitter @PortalQuentaro
Ótima matéria !!!
Muito bem escrita e detalhada.
Não deixando dúvidas…
Parabéns 👏👏👏👏
CurtirCurtir