Na Fórmula 1, o Grande Prêmio da Áustria acontece nesse final de semana (02/07 à 04/07) e nessa sexta, dois treinos livres trouxeram muitas surpresas. Confira!
Treino livre 1: surpresas!
No treino livre 1 (TL1) do Grande Prêmio da Áustria, Max Verstappen foi o mais rápido com 1min06s143. Seguido dele, Charles Leclerc e Carlos Sainz surpreenderam com a presença dos dois carros da Ferrari no top 3.
Vários tempos foram deletados por ultrapassagem dos limites de pista, até mesmo Lewis Hamilton. Além disso, Lance Stroll escapou duas vezes e Kimi Räikkönen teve que sair da pista para evitar uma batida com Nikita Mazepin, o campeão mundial disse no rádio: “Idiota!”, após o acontecido.
A Red Bull dominou o circuito. O melhor lugar da Mercedes foi o quarto conquistado por Valterri Bottas, pois o heptacampeão Hamilton ficou em sétimo lugar.
Outra surpresa nessa manhã foi Yuki Tsunoda: o japonês fechou em quinto lugar com a equipe AlphaTauri. Logo após ele, o Räikkönen concluiu em ótimo sexto lugar, correndo pela Alfa Romeo. Após Hamilton em sétimo, Sergio Pérez, Pierre Gasly e Lando Norris fecharam o top 10, respectivamente.
A manhã de sexta começou com novidades! O líder da temporada de 2021 da F2, Guanyu Zhou correu nesse treino no lugar de Fernando Alonso no carro da equipe Alpine. O vice-campeão da F2 2020, Callum Ilott, assumiu o lugar de Antonio Giovinazzi. Além disso, o Roy Nissany, que disputa a F2 e é piloto teste da Williams, correu no lugar de George Russel.
Outra novidade foram os pneus protótipos da Pirelli, os quais são mais robustos. Após as falhas dos pneus, no Azerbaijão, sofridas por Verstappen e Stroll, a fabricante resolveu agir testando os novos pneus. Cada piloto teve acesso a dois jogos.
Resultados:
Treino livre 2: diferenças!
Totalmente diferente do TL1, a Mercedes andou muito bem no treino livre 2 (TL2)! Hamilton teve ótima recuperação e terminou em primeiro lugar. Assim, Bottas fechou em segundo lugar à frente de Verstappen. Há especulações de que Max Verstappen, junto com a Red Bull, “esconderam as cartas” nesse TL2 e correram menos do que podiam.
Stroll surpreendeu ao chegar em quarto lugar depois de terminar em 13º no TL1. Após ele, veio Vettel em quinto e Tsunoada caiu para sexto, mas se manteve muito bem nessa sexta-feira.
Os pilotos que não estavam no Treino livre 1, Alonso, Giovinazzi e Russel, terminaram em oitavo, décimo e décimo sétimo respectivamente.
Lando Norris estava com pneus desgastados nos últimos minutos do treino e acabou escapando. A equipe perguntou para o piloto pelo rádio o que tinha acontecendo e ele brincou dizendo que era “Falta de talento”! Mesmo assim, fechou em nono lugar e colocou os pneus protótipos para testar a largada.
As Ferraris surpreenderam negativamente dessa vez! O segundo e terceiro lugar conquistados no TL1 deram lugar, infelizmente, ao 13º feito por Sainz e 16º feito por Leclerc.
Resultados:

Expectativas para a Classificação
Algumas gotas de chuva caíram durante esse segundo treino e assim como semana passada, a previsão para o final de semana é de chuva. Vamos esperar para ver se teremos pista molhada na classificação e na corrida.
Para a Pole Position, acreditamos nos três principais nomes: Hamilton, Bottas e Verstappen. Felizmente, a Fórmula 1 é imprevisível e cheia de emoções, então é difícil cravar quais serão as classificações.
Façam suas apostas! Será que teremos mais surpresas? Fortes emoções estão vindo e cobriremos tudo aqui no site do Portal Quentaro e também no twitter, fiquem ligados!
Curto bastante automobilismo. Fui em todos os GPs Brasil que Ayrton Senna disputou. Admiro Lewis Hamilton, Marx, Alonso, Vettel e Bottas.
São pilotos rápidos mas nunca chegarão no nível Senna.
CurtirCurtir