O gol marcado por Thorgan Hazard, ainda na primeira etapa, foi o suficiente para classificar os belgas às quartas de final.

Invicta até aqui, a Bélgica chegou para o duelo contra Portugal com seu time completo. O forte trio de ataque formado por De Bruyne, Lukaku e Eden Hazard prometia dar trabalho à defesa portuguesa que, até então, havia sofrido seis gols em três jogos.

Na fase de grupos, a Bélgica passou com certa facilidade: foram três vitórias contra Rússia, Dinamarca e Finlândia. Enquanto isso, no grupo da morte, Portugal precisou sofrer para buscar a classificação que veio apenas na última rodada após 1 vitória diante da Hungria, 1 derrota contra Alemanha e 1 empate com a França.

O técnico português, Fernando Santos, não conseguiu encontrar sua formação ideal e, portanto, o time oscilou muito durante a competição. Todas as esperanças lusitanas eram depositadas no craque Cristiano Ronaldo que deixa mais uma edição de Euro com alguns recordes quebrados. Ele é o jogador que mais edições disputou, 5 no total. O maior artilheiro da história do torneio com 12 gols e, até o momento, o artilheiro, com 5 gols, dessa edição. Além disso, ele se tornou o maior artilheiro por uma seleção, com 109 gols, ultrapassando o iraniano Ali Daei.

Cristiano Ronaldo e T. Hazard em disputa pela bola.

O jogo

A partida começou muito disputada. Os dois times se estudavam e não criavam chances claras de gols. O primeiro tempo parecia se encaminhar para um amargo empate quando, aos 42 minutos, Meunier achou T. Hazard livre do lado esquerdo. A marcação portuguesa demorou para aproximar-se dando tempo ao meio campista que pôde dominar e bater com categoria de fora da área. A curva da bola enganou o goleiro Rui Patrício que ficou rendido no lance. Bélgica 1 a 0.

T. Hazard, seguido de seu irmão, E. Hazard e Witsel, comemorando o único gol do jogo.

No segundo tempo, com a necessidade de empatar a partida, Portugal se lançou ao ataque. As investidas portuguesas abriam espaços para os contra-ataques belgas quase sempre puxados por Lukaku. O jogo ficou em aberto e quem apareceu para assegurar a classificação foi o goleiro Courtois que barrou as boas finalizações de Cristiano e companhia.

Fim, Bélgica 1 x 0 Portugal.

O próximo adversário da Bélgica é a Itália que nas oitavas de final precisou da prorrogação para bater a Áustria por 2 a 1.