Veja o que aconteceu na primeira semana do Grand Slam francês.
No último domingo (30/5) iniciou-se o tradicional torneio de Roland Garros. A competição é disputada no saibro, uma superfície que não agrada à maioria dos tenistas e é a mais propícia para as chamadas “zebras” acontecerem. Entretanto, até as oitavas e quartas de finais, os principais cabeças de chave, confirmaram seus favoritismos e seguem vivo na busca pelo título. A final está marcada para o próximo domingo (13/6).
A chave masculina está dividida. Metade dela se encontra na fase de oitavas de finais, a outra metade já está com as quartas de finais definidas de acordo com os jogos que aconteceram hoje (06). Sendo assim, ela se configura da seguinte maneira:

Passando com facilidade
O atual número 1 do mundo, Novak Djokovic, ainda não encontrou dificuldades nessa edição de Roland Garros. O sérvio bateu Sandgren na primeira rodada, Cuevas na segunda e Berankis na terceira. Todos os jogos foram vencidos por 3 sets a 0. O adversário das oitavas, Lorenzo Musetti, também não deve impor dificuldades a Djokovic que é favorito para avançar.

O imbatível
Fazer frente à Rafael Nadal em Roland Garros é uma missão praticamente impossível. O espanhol que já conquistou o torneio incríveis 13 vezes é o favorito para ganhar mais uma vez. Nessa edição, Nadal bateu mais um recorde. Ao vencer seu jogo de terceira rodada, ele atingiu a sua 103ª vitória em Roland Garros se tornando o jogador com o maior número de triunfos em um mesmo Grand Slam.
Assim como Djokovic, Nadal ainda não perdeu sets. Na primeira rodada ele despachou Popyrin, na segunda Gasquet e na terceira Norrie. Na fase de oitavas de finais, o espanhol enfrenta Sinner que deve dar mais trabalho, mas dificilmente baterá o multi campeão.

A desistência de Federer
O tênis apresentado por Roger Federer está longe daquele que ganhou 20 Grand Slams. Porém, assistir Federer jogar ainda encanta a todos os amantes do esporte. O suíço de 39 anos não era um dos favoritos a vencer a competição. Assim como ele mesmo disse na entrevista coletiva após o jogo de terceira rodada “não esperava chegar tão longe em Roland Garros”.
Federer teve um caminho mais complicado. Na primeira rodada, ele bateu Istomin por 3 sets a 0. Na segunda, ele enfrentou o ex top 3 mundial, Marin Cilic e venceu por 3 sets a 1. Na terceira, ele venceu, em quase 4 horas de jogo, Dominik Koepfer, também, em 4 sets.
Os jogos longos e complicados foram desgastando Federer que hoje pela manhã anunciou sua desistência de Roland Garros alegando um enorme desgaste físico e uma grande dor nos joelhos.
Com a desistência do suíço, Berrettini está automaticamente garantido nas quartas de final.

Garantidos nas quartas
Além de Berrettini, garantido por desistência. Os jogos de hoje colocaram 3 postulantes ao título na fase de quartas de finais.
Zverev derrotou Nishikori nas oitavas e agora enfrenta Fokina. O alemão só perdeu 2 sets até aqui e apresenta um bom nível de jogo. A partida mais difícil foi na estreia onde ele precisou de 5 sets para vencer Oscar Otte. Após esse duelo, ele passou com facilidade pelos outros jogos.
Tsitsipas e Medvedev devem protagonizar um bom confronto. Os dois chegam sem sustos e perdendo apenas 1 set cada. Apesar de não estarem em suas superfícies prediletas, o duelo deve ser disputado e a princípio não há favorito.
Para ler mais posts sobre esportes e e-sports, acesse portalquentaro.com ou siga nossa página no instagram @portalquentaro.