Após uma manhã muito movimentada neste sábado no GP do Azerbaijão, no final da classificação, Charles Leclerc conseguiu novamente a pole position e aposta em nova consistência da Ferrari para a temporada. A sessão, graças às batidas de Lance Stroll, Antonio Giovinazzi e Daniel Ricardo, foi interrompida por cerca de três vezes. O fim do Q3 foi protagonizado pela batida de Yuki Tsunoda, piloto da Alpha Tauri, que acabou obrigando os comissários de prova a acionarem a bandeira vermelha segundos antes do fim do treino classificatório. Ainda no fim, o outro piloto da Ferrari, Carlos Sainz, também bateu , porém conseguiu garantir o sexto lugar.

Completando a primeira fila da prova de amanhã, Lewis Hamilton acabou anotando um tempo de 1m41s450, graças à bandeira vermelha de Yuki. Na terceira colocação e puxando a segunda fila, Max Verstappen da RBR, largará ao lado de Pierre Gasly, da Alpha Tauri.

A pole position é muito importante quando se trata do circuito de Bacu, principalmente por ser uma pista com poucas chances de ultrapassagem. A corrida vai ser assistida apenas de casa, já que o governo não autorizou o público nas arquibancadas.

O GP do Azerbaijão de Fórmula 1 começa às 9h (horário de Brasília) deste domingo. 

Classificação Completa

Foto do site oficial da F1
Resultados do Treino Classificatório do Grande Prêmio do Azerbaijão, veja
;

Q1- Maior desafio de Bacu, a curva 15

Hamilton buscando o melhor tempo no Q1/ Foto: Mercedes/ Grande Prêmio

Assim como no treino livre, prejudicando tanto Charles Leclerc quanto Max Verstappen, a curva 15 prejudicou mais dois pilotos no primeiro treino classificatório: Lance Stroll bateu logo no primeiro minuto de classificação, assim como Antonio Giovinazzi. Lewis Hamilton acabou o Q1 em primeiro, na frente de Verstappen e Sergio Perez.

Foto do site oficial da F1
Resultados do Q1 do Grande Prêmio do Azerbaijão, veja
;  

Os eliminados foram:

16º NICHOLAS LATIFI (WILLIAMS)

17º MICK SCHUMACHER (HAAS)

18º NIKITA MAZEPIN (HAAS)

19º LANCE STROLL (ASTON MARTIN)

20º ANTONIO GIOVINAZZI (ALFA ROMEO)

Q2- Rivalidade entre Perez e Vettel?

Saindo dos boxes para a pista, Sebastian Vettel acabou “fechando” Sergio Perez, que soltou bons xingamentos ao engenheiro da RBR. O mexicano não se deixou abalar e superou a marca de Hamilton. Porém Verstappen, já no fim da classificação, com um tempo de 1m41s630, conseguiu passar para o último treino classificatório em primeiro lugar. A surpresa ficou para o jovem piloto da Alpha Tauri, Yuki Tsunoda, que conseguiu um incrível quarto lugar, mudando toda a classificação para o Q3.

Foto do site oficial da F1
Resultados do Q2 do Grande Prêmio do Azerbaijão, veja
;
 

Os eliminados foram:

11º SEBASTIAN VETTEL (ASTON MARTIN)

12º ESTEBAN OCON (ALPINE)

13º DANIEL RICCIARDO (MCLAREN)

14º KIMI RAIKKONEN (ALFA ROMEO)

15º GEORGE RUSSELL (WILLIAMS)

Q3- Disputa final pela pole

Leclerc na volta que lhe sagrou como primeiro colocado/ Foto: Site Oficial da F1

Dominando quase toda a pista, Charles Leclerc, conseguiu os dois melhores segundo e terceiro setores marcando um tempo de 1m41s218, sendo perseguido por Verstappen e Sainz. No fim, Hamilton ainda conseguiu melhorar sua marca, porém acabou ficando só com o segundo lugar, 2 milésimos atrás de Leclerc. Com a batida entre Sainz e Tsunoda na curva 3, a sessão foi interrompida com bandeira vermelha garantindo a segunda pole seguida de Leclerc.

Foto do site oficial da F1
Resultados do Q3 do Grande Prêmio do Azerbaijão, veja
;  

Quem sairá vitorioso de uma das pistas mais difíceis da temporada?

Gostou? Aproveite e conheça outros textos do nosso portal.