Lewis Hamilton e Max Verstappen protagonizam duelo acirrado pelo Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 2021. 

Na temporada de 2020, Lewis Hamilton conquistou o seu heptacampeonato mundial com certa facilidade, o que não está acontecendo nessa temporada de 2021.  O britânico disputa acirradamente com o holandês Max Verstappen pelo Campeonato Mundial de Fórmula 1. Com apenas 5 corridas completas das 23 totais do ano, a pontuação difere-se apenas em quatro pontos entre o primeiro colocado, Max (105 pontos), e o segundo, Lewis (101 pontos).

Somado ao duelo entre os pilotos, estabeleceu-se um conflito entre as equipes. Os sete anos seguidos vencendo títulos e o trabalho considerado impecável da Mercedes (de Hamilton) estão sendo colocados em jogo contra a Red Bull (de Vestappen), a qual se mostrou forte e competente para levar o título do campeonato de construtores da temporada. Com a vitória de Max e o desequilíbrio da Mercedes no GP de Mônaco, a Red Bull está à frente na pontuação.

Mas antes de olhar parra a rivalidade de Max e Lewis dentro das pistas em 2021, vamos relembrar a história dos dois na Fórmula 1.

Trajetória de Max Verstappen

Com apenas 23 anos, o holandês, desde que começou sua carreira na Fórmula 1, vem fazendo um bom trabalho e ganhando destaque nas corridas. Ao ser contratado pela equipe Scuderia Toro Rosso em 2015, se tornou o piloto mais jovem a pontuar em uma corrida após chegar em sétimo lugar no GP da Malásia. Em 2016 na Espanha, venceu a sua primeira corrida, já com a equipe Red Bul, e carrega o feito até hoje de ser o piloto mais jovem a chegar em primeiro lugar. Max Verstappen totaliza ao todo 12 vitórias.

Trajetória de Lewis Hamilton

O heptacampeão mundial (2008, 2014, 2015, 2017, 2018, 2019 e 2020) é considerado por muitos um fenômeno. Com 100 Poles e 98 vitórias, quebrou recordes e é o maior a ter esses números.

Começou a carreira na Fórmula 1 em 2007, correndo pela McLaren, e nesse mesmo ano, ganhou sua primeira corrida no Canadá. Quase ganhou o campeonato mundial em seu ano de estreia com a diferença de apenas um ponto entre ele e Raikkonen. Em 2008, Hamilton entrou para a história sendo o mais novo piloto a ganhar um Campeonato Mundial e o primeiro negro a ser campeão.  Fez sua estreia pela Mercedes no ano de 2013, onde permanece até hoje, e lá conquistou mais 5 títulos mundiais.

Temporada de 2021

Se pegarmos as temporadas de 2019 e 2020 para compararmos, podemos perceber que o Hamilton e a Mercedes dominaram os campeonatos do início ao fim, sem disputa direta de outros pilotos ou equipes pelo título.

O crescimento do Verstappen e da Red Bull resultou na rivalidade desse ano. O duelo entre os dois pilotos e as duas equipes trouxe de volta emoção ao assistir o campeonato. Confira um pouco dessa disputa abaixo.

  • GP do Bahrein: o primeiro de 2021

A disputa entre os dois começou no Bahrein, onde Verstappen largou em Pole. Por causa da estratégia de pneus, Hamilton assumiu a liderança da corrida. Max até volta a assumir a ponta, mas por ultrapassar os limites da pista, devolve a posição e Lewis vence o GP. Um final bem acirrado!

  • GP da Emília-Romagna, em Ímola

Verstappen chegou em primeiro lugar no Grande Prêmio, porém Hamilton ainda liderava o Campeonato por chegar em segundo e garantir o ponto da volta mais rápida. Uma corrida com chuva e acidentes promoveu maior entusiasmo na briga do campeonato de pilotos, pois apenas um ponto separava Max da liderança.

  • GP de Portugal

Nem Hamilton e nem Verstappen conquistaram a Pole, em Portugal. Bottas largou na primeira posição, mas foi ultrapassado por Lewis na 20ª volta e disparou na corrida. Com isso, 8 pontos o diferenciavam de Max no Campeonato Mundial.

  • GP da Espanha

Na Espanha, o final de semana foi histórico, pois o heptacampeão Lewis Hamilton conquistou sua 100ª Pole. Em sua terceira vitória da temporada, o britânico optou por duas paradas e deixou Verstappen sem pneu para a luta pela liderança do GP.

  • GP de Mônaco

Se tivesse que resumir em uma palavra o que foi a tradicional corrida de Mônaco de 2021 seria surpresa. O domingo foi de caos para Mercedes e Hamilton chega em 7º lugar. Assim, Verstappen vence o GP e pela primeira vez assume a liderança do Campeonato. Além disso, a equipe Red Bull também lidera o campeonato de construtores.

Expectativas

Carros de Hamilton e de Verstappen lado a lado. Reprodução: Motorsport images.

O próximo Grande Prêmio ocorrerá nesse domingo (06 de junho) no Azerbaijão e as expectativas estão altas para que a Mercedes ataque com força. Afinal, ainda há muito pela frente e o Campeonato Mundial não está nem perto de ser definido.

Os amantes de Fórmula 1 estão felizes, pois após temporadas cheias de resultados previsíveis, uma temporada com duelo acirrado promove maior empolgação e animação ao ver o esporte.