Em jogo válido pela última rodada da fase de grupos da Libertadores, Palmeiras faz 6 a 0 e volta a vencer depois de 3 jogos.
Na noite de ontem (27), o Palmeiras recebeu o Universitário (PER), no Allianz Parque, para fechar a fase de grupos da Libertadores. O jogo em si não tinha lá muita importância, já que o Palmeiras estava classificado em primeiro do grupo desde a 4ª rodada. O que realmente pesava em cima do elenco alviverde era a derrota na final do campeonato paulista diante do São Paulo e a sequência de 3 jogos sem vencer.
Visando a estreia no Brasileirão contra o Flamengo, Abel Ferreira iniciou a partida com o time considerado reserva. Apenas o goleiro Weverton, o zagueiro Gustavo Gomez e o lateral esquerdo Matias Viña configuravam entre os titulares. Vale lembrar que os 3 jogadores, depois do jogo de domingo, devem se apresentar a suas respectivas seleções para a disputa das eliminatórias sul-americanas.

O duelo
O jogo começou muito pegado e com poucas jogadas de qualidade. As únicas chegadas do Palmeiras eram em lançamentos diretos da defesa que buscavam os atacantes Willian e Wesley.
Aos 18 minutos do primeiro tempo, mudou-se todo o cenário. O Universitário teve um de seus atacantes expulso, depois de um choque com o goleiro Weverton. A partir daí, o Verdão assumiu total controle da partida e passou a comandar as ações ofensivas, entretanto, o time peruano se defendia muito bem.
O primeiro tempo se encaminhava um para um empate sem gols quando, aos 42 minutos, Gabriel Menino cruzou e Matias Viña antecipou o zagueiro dentro da área para fazer 1 a 0.
Ainda nos acréscimos da primeira etapa, deu tempo de Zé Rafael, após falha do zagueiro adversário, ampliar o placar.
O segundo tempo começou e no minuto 55, Gustavo Gomez acertou um belo chute de fora da área para marcar o terceiro gol da noite.
Cinco minutos depois, após belo drible de Scarpa pela direita, o meia cruzou o Willian Bigode apareceu livre só empurrando a bola para dentro e transformando assim, a vitória em goleada.
Com o resultado mais que garantido, Abel Ferreira resolveu mexer no time. O técnico português colocou cinco titulares em campo. Alan Empereur, G. Gomez, Willian, Wesley e Danilo deram lugar à Luiz Adriano, Luan, Patrick de Paula, Raphael Veiga e Rony.
O cenário do jogo pouco mudou. O Palmeiras continuou no ataque e Rony marcou duas vezes dando números finais à partida.
Fim: Palmeiras 6 x 0 Universitário.
E agora, quem enfrentar?
Os confrontos das oitavas de finais serão definidos por sorteio. Os primeiros colocados dos grupos enfrentam os segundos colocados. Como se classificou em primeiro, o Palmeiras vai para o pote 1 esperar algum segundo colocado do pote 2.
Sendo assim, se reduz para 8, os possíveis adversários. São eles: Boca Juniors (ARG), River Plate (ARG), Velez (ARG), Defensa y Justicia (ARG), Olímpia (PAR), Cerro Porteno (PAR), U. Católica (CHI) e São Paulo.
Independente de quem o Palmeiras pegar, espera-se um confronto mais difícil do que aqueles que o time fez nas oitavas e quartas de finais da campanha do ano passado, quando sagrou-se campeão do torneio.
O sorteio está marcado para o dia 1 de junho, na próxima terça-feira, na sede da Conmebol. Os jogos de oitavas de finais serão só na segunda semana de julho após o término da Copa América.
Marcas atingidas
Com essa vitória, o Palmeiras fez a segunda melhor campanha da fase de grupos. Os 15 pontos conquistados deixam ele atrás apenas do Atlético-MG. Com esse posto, ao menos que enfrente o próprio Atlético, o Verdão tem o poder de decidir todos os confrontos, a partir de agora no formato mata-mata, em casa.
O Palmeiras, também, tornou-se o melhor ataque da competição. Ao todo, foram marcados 20 gols em 6 jogos (isso dá uma média de mais de 3 gols por partida). O grande responsável por isso é Rony. O atacante é um dos artilheiros com 6 tentos.
