São Paulo, Atlético-MG e Fluminense vencem seus jogos na última rodada da fase de grupos e avançam às oitavas de final da competição continental.

Na noite de ontem (25), os 3 brasileiros entraram em campo em momentos diferentes. Dois vinham de títulos e já tinham a classificação garantida, outro vinha de uma derrota para o maior rival na final do estadual e dependia da vitória para se classificar. Independente das circunstâncias, para a alegria dos torcedores e o sucesso do futebol brasileiro, todos fizeram bons jogos e atingiram o objetivo inicial: a classificação para a próxima fase.

A vitória da melhor campanha 


Depois de empatar, no fim de semana, com o América-MG e levar o título de campeão mineiro, o Atlético-MG recebeu o Deportivo La Guaira, no Mineirão. Ele tinha a missão de vencer para fazer a melhor campanha da fase de grupos e, assim, decidir todos os jogos do mata-mata em casa.

Missão dada, é missão cumprida.

Dessa vez, diferentemente da estreia onde empatou, o Galo não tomou conhecimento do fraco time venezuelano e aplicou uma goleada de 4 a 0. Os gols foram marcados por Savarino, Marrony, Hulk e Nathan. Desse modo, o Atlético passa em primeiro de seu grupo e tem a melhor campanha entre os 32 times, na qual conquistou 16 pontos dos 18 possíveis.

Agora, os comandados de Cuca votam a campo só no próximo domingo, às 11:00, para estrearem no campeonato brasileiro diante da equipe do Fortaleza.

Guilherme Arana e Nathan comemoram o quarto gol do Atlético. Foto: Reprodução/Conmebol

Vencendo e convencendo 


Dois dias depois de sagrar-se campeão paulista e por fim ao jejum de títulos que durava quase nove anos, o São Paulo voltou a campo em jogo válido pela Libertadores.

Pelo fato de já estar classificado e pelas poucas chances que tinha de assumir a primeira colocação do grupo (esta que ficou com o Racing-ARG) Hernán Crespo deu folga ao time titular e entrou com os reservas diante da fraca equipe do Sporting Cristal (PER).

Jogando em casa e com o time bem treinado, o Tricolor Paulista não tomou conhecimento do adversário e venceu por 3 a 0. Os gols foram marcados por Bruno Alves, João Rojas e Vitor Bueno. A vitória poderia virar goleada se as duas finalizações, de Rojas e Diego, que bateram na trave, tivessem entrado.

A próxima parada do São Paulo, também é pelo campeonato Brasileiro. O time recebe o Fluminense, sábado às 21:00.

Jogadores do São Paulo comemorando primeiro gol do time. Foto: Reprodução/Conmebol

Uma vitória monumental 


Essa é, com certeza, a vitória mais marcante e expressiva dessa rodada de Libertadores. O Fluminense foi à Argentina, no temido estádio Monumental de Núñes, pegar o River Plate.

O grupo deles estava em aberto, haviam duas vagas para três times, Fluminense, River Plate e Junior de Barranquilla. O tricolor carioca dependia apenas dele. Bastava ele vencer que estaria classificado, ou se deixasse de ganhar, teria de torcer contra o Junior no outro confronto do grupo. Entretanto, as duas combinações de resultados aconteceram. O Fluminense ganhou, se classificou em primeiro e o empate entre Junior de Barranquilla e Santa Fé acabou sendo favorável ao River Plate que ficou com a segunda colocação.

A partida: o River foi a campo com metade do time reserva e a outra metade recém recuperada da Covid-19. O Fluminense chegou com o time completo, porém, a pressão, decorrente da derrota na final do campeonato carioca, estava presente. Ainda no primeiro tempo, o Tricolor Carioca, jogando com uma defesa bem armada e apostando no contra-ataque, fez dois a zero. O artilheiro, Fred, foi garçom duas vezes e Caio Paulista e Nenê marcaram. No segundo tempo, o River descontou com Girotti, mas logo em seguida Abel Hérnandez serviu Yago Felipe que sacramentou a vitória.
Fim: River Plate 1 x 3 Fluminense.

Com essa vitória, o Fluminense se junta ao Cruzeiro como os únicos times brasileiros que venceram o Boca Juniors na La Bombonera e o River Plate no Monumental de Núñes.

Assim como antecipado acima, próxima partida do Fluminense é o duelo de tricolores (paulista e carioca) válido pelo Brasileirão.       

Nenê finalizando para marcar o segundo gol da partida. Foto: reprodução FFC/Lucas Merçon